Estudar no exterior, especialmente nos Estados Unidos, é uma oportunidade única para ampliar horizontes acadêmicos, culturais e profissionais. Além de ter acesso a instituições de excelência, os estudantes internacionais podem construir uma rede global de contatos, desenvolver habilidades valorizadas no mercado de trabalho e vivenciar experiências que enriquecem tanto a formação quanto a visão de mundo. A seguir, conheça quatro universidades norte-americanas renomadas que oferecem suporte e oportunidades para brasileiros darem um passo decisivo em suas carreiras.
Cumberland University
É uma das universidades mais tradicionais de Tennessee. Fundada em 1842, a instituição está localizada em Lebanon, nas proximidades de Nashville, uma região reconhecida como um dos maiores polos de entretenimento e tecnologia do mundo. Seu mascote, a Fênix, simboliza o espírito de resiliência que define a universidade, renascida “das cinzas” após ser completamente destruída durante a Guerra Civil Americana. Com um campus vibrante, a universidade promove um ambiente de forte senso de comunidade e inovação constante.
Durante visita à Hayek Global College, em Brasília, o presidente da Cumberland University, Paul Stumb, destacou o orgulho pelos 183 anos de história da sua universidade, que já formou um vencedor do Prêmio Nobel, dois juízes da Suprema Corte dos EUA, mais de 80 membros do Congresso e 21 governadores. Enfatizou que sua maior expectativa para os próximos anos é receber estudantes brasileiros do Hayek, que se tornarão “os próximos governadores, presidentes e líderes empresariais com projeção internacional”, disse.
Paul C. Stumb também ressaltou a dedicação da Cumberland University em oferecer um ambiente de apoio aos estudantes internacionais. A universidade oferece uma série de serviços, como tutoria em escrita e matemática, para garantir que todos os estudantes, sejam eles americanos ou internacionais, tenham sucesso acadêmico. “A Cumberland utiliza a experiência vivencial na universidade para ajudar seus alunos a encontrar oportunidades de carreira, especialmente em áreas de rápido crescimento, como a tecnologia. Queremos que todos tenham a experiência completa, incluindo a realização de estágios como parte de seu currículo, o que muitas vezes resulta em ofertas de emprego em tempo integral após a graduação”, destacou o presidente da Cumberland University.
Alfred State University
Fundado em 1908, o Alfred State é uma universidade pública localizada perto da fronteira do Canadá, no estado de Nova York. A universidade integra o State University of New York (SUNY), que é o maior sistema universitário dos EUA, com 64 campi espalhados pelo estado. Conhecida pelo foco em tecnologia, a universidade atrai estudantes de todo o mundo que buscam uma colocação no dinâmico mercado de TI norte-americano, com taxa de empregabilidade em praticamente 100%. O jornal U.S. News & World Report classifica a instituição entre as melhores universidades dos Estados Unidos.
O Alfred State oferece mais de 80 cursos em áreas como agricultura, saúde, tecnologia, arquitetura, engenharia, negócios e ciências. Os alunos estudam em laboratórios e instalações de última geração, com foco em aprendizado baseado em projetos práticos, alinhados ao mundo real. “Estamos ansiosos para receber mais alunos brasileiros no campus”, disse Melissa Holland, diretora de assuntos internacionais da Alfred State, durante visita às instalações do Hayek Global College em Brasília.
Os benefícios de estudar no Alfred State são vastos. Além de construir redes de contatos internacionais e ter acesso a tecnologias de ponta, a instituição oferece metodologias ativas de ensino, baseadas em projetos. “Somos reconhecidos pela prática. Como exemplo, recentemente nossos alunos participaram de um torneio nacional de Hackathon, em que competiram em atividades de segurança cibernética. Os alunos da Alfred foram campeões e venceram grupos de outras universidades renomadas, como Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT)”, compartilha Melissa. Cursos em áreas como segurança cibernética, engenharia, arquitetura, mídia digital e animação estão entre os destaques da instituição.
Fort Hays State University
Fundada em 1902 e localizada na cidade de Hays, no Kansas, a Fort Hays State University (FHSU) é uma universidade pública regional com alcance global, reconhecida por sua liderança no Centro-Oeste dos EUA. A instituição oferece uma educação acessível e de alta qualidade, com foco na formação de cidadãos globais e líderes engajados.
É composta por quatro faculdades acadêmicas: Artes e Ciências, Educação e Tecnologia, Negócios e Liderança, e Saúde e Ciências Biológicas, além de sua Pós-Graduação. Mais de 95% dos alunos formados na FHSU conseguem vaga no mercado de trabalho ou são admitidos em programas de pós-graduação. “A universidade oferece um ambiente incrível, tanto em termos de instalações quanto de tecnologia. Uma das áreas de maior destaque é o Business, que abrange cursos como Finanças, Contabilidade, Economia e Relações Internacionais”, destaca André Aires, que se formou na FHSU em 2022 e hoje faz MBA na instituição.
A FHSU é também uma das cinco únicas universidades no mundo a obter a rigorosa certificação de 91 critérios da United States Distance Learning Association (USDLA). Além disso, a Forbes classifica os programas da instituição entre os melhores dos Estados Unidos, reforçando sua excelência em ensino.
A cidade de Hays é vibrante e acolhedora, reconhecida por sua segurança e hospitalidade. Oferece uma ampla variedade de experiências culturais e recreativas, como excelente gastronomia, eventos, apresentações de música, teatro, exposições de arte e festivais culturais.
Kentucky State University
A Kentucky State University é uma instituição de ensino superior localizada em Frankfort, Kentucky. Fundada em 1886, a universidade tem uma longa história de excelência acadêmica e compromisso com a diversidade e inclusão. Martin Luther King Jr. realizou um discurso histórico na cerimônia de formatura da KSU, em 1957, intitulado “Enfrentando o Desafio de uma Nova Era”.
Com uma variedade de programas de graduação e pós-graduação, os alunos da instituição podem escolher entre áreas como artes e humanidades, ciências sociais, ciências naturais, negócios, educação e muito mais. O corpo docente da Kentucky State University é composto por professores altamente qualificados e experientes, muitos dos quais são líderes em suas áreas de atuação, comprometidos em preparar seus alunos para o sucesso em suas carreiras profissionais.
O custo de vida baixo em Kentucky atrai muitos estudantes internacionais que buscam destinos populares para estudar, com alta qualidade de vida. Além disso, os universitários têm a oportunidade de trabalhar em projetos de pesquisa e estágios supervisionados por membros do corpo docente.
Áreas como agricultura e tecnologia estão entre as de maior interesse dos brasileiros. “Nosso curso de Ciência da Computação, por exemplo, colabora com grandes empresas como Microsoft e NASA, o que demonstra o quanto nossa instituição oferece uma combinação de aprendizado prático e oportunidades de imersão cultural, preparando os alunos para o mercado de trabalho global”, disse o vice-reitor de Estratégias Globais e Internacionalização da Kentucky State University, Eric Yang.
Para facilitar a integração dos estudantes brasileiros, a Kentucky State University oferece programas de suporte no idioma, ajudando aqueles que enfrentam desafios linguísticos a se adaptarem às exigências acadêmicas. “Nós temos um programa que ajuda esses estudantes no idioma. Se o inglês não é bom o suficiente, eles podem participar do nosso programa de Inglês como segunda língua”, explicou Yang. Ele também destacou a importância da troca cultural, incentivando os alunos a compartilharem suas culturas com a comunidade local.
Como ingressar nessas universidades
Todas as quatro universidades acima são parceiras da Hayek Global College, faculdade internacional localizada em Brasília. A instituição oferece uma graduação inédita com duplo diploma Brasil-EUA. Neste modelo 2+2, o aluno estudará por dois anos no Brasil e, depois, seguirá para cursar presencialmente os dois últimos anos em uma dessas universidades parceiras nos Estados Unidos, onde concluirá seu bacharelado em áreas como Ciência da Computação, Administração, Finanças, Contabilidade, Economia, Marketing, Relações Internacionais e outras ligadas aos negócios.
As aulas são ministradas inteiramente em inglês por uma equipe internacional de professores. “Nosso objetivo é construir uma ponte que conecte os alunos brasileiros às melhores universidades do mundo. As instituições americanas valorizam a diversidade cultural e demonstram grande interesse em atrair nossos estudantes brasileiros”, destaca Edson Agatti, diretor executivo da Hayek Global College.
As inscrições para o primeiro processo seletivo podem ser realizadas no site: www.hayekcollege.com/american-college. Para se candidatar, é necessário que o estudante tenha concluído o ensino médio e possuir inglês fluente.