164
No dia 19 de agosto, às 10h30, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, será palco da oficina interativa “A Lua Curiosa e o Planalto Central”, conduzida pela jornalista, escritora e produtora musical Marina Oliveira. Voltada para adultos, mediadores de leitura, em especial contadores de histórias, professores, pais e bibliotecários, além de pessoas com deficiência visual e auditiva que podem se beneficiar do uso pedagógico dos audiolivros, na produção do encantamento pela leitura. O projeto conta com o apoio do Fundo de Amparo à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
O audiolivro infantil, lançado em 2021 e publicado em formato impresso em 2024 pelo selo Ipê das Letras, conta a história de Brasília na perspectiva da lua cheia, tendo a música como fio condutor da narrativa. A oficina pretende inspirar os mediadores de leitura a utilizarem narrativas locais como a da “Lua Curiosa”, em formatos que integrem a oralidade e outras linguagens, como a música, no processo de letramento, com o objetivo de produzir o encantamento pela leitura nas crianças. Um guia metodológico produzido para as oficinas pedagógicas será disponibilizado em formato impresso e digital e embasa a oficina para mediadores de leitura, que conta ainda com a audição do livro e uma apresentação ao vivo de Choro, com composições da trilha sonora original. A oficina tem duração prevista entre 60 e 90 minutos a depender das questões levantadas pelo público.
Marina Oliveira é formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e produtora do projeto “Estação do Choro”. Em 2024, foi uma das vencedoras do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres, promovido pelo Ministério da Cultura, com o romance Espelho do Tempo, publicado pela Editora Letramento. Em sua trajetória, também assina o livro de crônicas Debaixo dos Ipês, obra marcada pelo luto e pela resiliência após a perda do marido em 2015, além dos romances Jogo de Cartas e Baile de Máscaras, disponíveis em formato digital na Amazon.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em
todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Serviço:
Oficina literária “A Lua Curiosa e o Planalto Central”
Data: 19 de agosto (terça-feira)
Horário: 10h30
Local: Biblioteca Demonstrativa – 506/507, W3 Sul, Brasília-DF
Classificação indicativa: a partir de 18 anos
Entrada gratuita
