Início » Lançamento do projeto “Setorial Rock Shots” marca novo momento do gênero no país

Lançamento do projeto “Setorial Rock Shots” marca novo momento do gênero no país

Evento contou com produtores, músicos, jornalistas e representantes dos governos federal e distrital. Encontro também serviu para inaugurar nova sede do Setorial Cultura Rock.

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Lançamento do projeto “Setorial Rock Shots” marca novo momento do gênero no país
O Setorial Cultura Rock lançou o websérie “Setorial Rock Shots”, no último sábado (9), marcando o início de um projeto que explora a transversalidade do Rock, não apenas como música, mas como uma cultura e patrimônio brasileiro que pode transformar a realidade social do país. O evento contou com artistas, produtores, criadores, jornalistas e representantes dos governos federal e do Distrito Federal que também celebrou a inauguração da sede do coletivo.

O evento representou um novo e histórico momento da cena do rock, no Distrito Federal, e no país. Atualmente, o Setorial Cultura Rock possui cerca de 60 parceiros, entre produtores e coletivos, por todo o país. De acordo com João Mancha, idealizador da websérie e diretor do coletivo, o objetivo principal é ampliar a consciência da sociedade sobre a importância do Rock.

“Hoje temos articulação com coletivos e produtores em todo o país. Isso amplia o alcance do programa e de nossas ações, onde além de iluminar mentes com um conteúdo educacional e de entretenimento, também posiciona o Rock como patrimônio cultural e ferramenta de desenvolvimento socioeconômico.”, afirmou Mancha, durante o lançamento.

O apoio ao projeto “Setorial Rock Shots” veio de todos os lados. Em agenda pessoal, o deputado Ricardo Vale (PT) – autor da lei que transformou o rock em patrimônio do DF — mandou representantes que reforçaram a disposição do parlamentar em continuar fomentando a cena local.

Miriam Alves, Coordenadora Geral de Cultura em Direitos Humanos e Mídias Digitais do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), reforçou como o rock pode mudar realidades periféricas por meio de pautas humanitárias, como justiça social, inclusão e diversidade.

Atanagildo Brandolt, presidente do Instituto Latinoamerica, comentou sobre os avanços do coletivo em sua curta trajetória, com menos de 2 anos, e que nele reconhece um parceiro e apoio cultural aos eventos do instituto, como o FEST ROCK BRASÍLIA. O evento é uma celebração do Dia do Rock Brasiliense, instituído pela Lei 7.386/2024 do Dep. Distrital Ricardo Vale, e com previsão de ter a 2a edição em outubro deste ano.

Eliane de Castro, gerente de cultura, e o jornalista e apresentador do Cult 22, Marcos Pinheiro, que por muitos anos se dedicam e produzem a cena Rocker no DF, apontaram como o movimento feito pelo Setorial Cultura Rock está revitalizando a cena de forma estratégica junto ao Poder Público.

Gustavo Vasconcellos, presidente da GRV Produções, idealizador do Prêmio Profissionais da Música e da Feira da Música Independente, destacou a música como o ativo mais precioso do artista e que há uma necessidade primordial dele valorizar e buscar atividades formativas, assim como as iniciativas que o Setorial Cultura Rock promove.

Projeto

O projeto “Setorial Rock Shots” combina podcast e websérie e terá 10 episódios, buscando fortalecer e divulgar a cultura rock no país, destacando a cena independente e conectando diferentes gerações de fãs.

Cada episódio, com cerca de 40 minutos de duração, conta com entrevistas, debates e análises sobre a história, a economia e o impacto sociocultural do rock. Músicos, produtores e especialistas participam da discussão, que é acessível e inclusiva, com recursos de áudiodescrição e interpretação em Libras. O conteúdo estará disponível em diversas plataformas digitais de áudio e vídeo.

A websérie também foi pensada para alcançar o público jovem, que consome bastante esse tipo de conteúdo. Segundo os idealizadores, o rock é uma ferramenta de inclusão e transformação social. O projeto é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB-DF) na categoria “Celebra Rock Brasília”, o que representa uma conquista para a comunidade do rock na busca por políticas culturais que apoiem o gênero.

Com 10 curadores de todas as regiões do Brasil, o “Setorial Rock Shots” mostra a abrangência do rock como um elemento vivo e um importante vetor da economia criativa do país. Dentre os curadores, temos: Ana Trettel (SP), Vicente de Albuquerque (MT), Rafael Garganta (PA), Marlison Freitas (PA), Sandro Nine (AM), Juliana Novaes (ES), Ronaldo Marques (PR), Jefferson Oliveira (DF), Osvaldo Moésia (PB) e Márcia Melo (RJ).

O evento de lançamento contou com apresentações de artistas femininas como Xavosa, Kidsgrace, Mariana Camelo e DJ C;N;X, onde algumas delas ocorreram no parceiro Mercearia Estudio, ao lado da sede do Setorial, destacando o protagonismo das mulheres na cena musical.

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.