Início » Shake That Thing revela dimensão sensual e complexa do blues

Shake That Thing revela dimensão sensual e complexa do blues

Temporada de lançamento da obra circula com pocket shows e noites de autógrafos em agosto

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Shake That Thing revela dimensão sensual e complexa do blues

O livro Shake That Thing: antropologia, história, significação e erotismo no blues, de Alexandre Rocha, segue em turnê pelo Distrito Federal com mais dois lançamentos em agosto.

No dia 23 de agosto, às 16h30, a Galeria A Pilastra, no Guará, recebe pocket show de Ricardo Serpa, gaitista com quase três décadas dedicadas ao blues tradicional e contemporâneo. Já no dia 31, às 17h, o Coe Café, em Sobradinho, será palco da apresentação de Nina Molina, cantora que transita entre blues, soul, jazz e R&B com performances intensas e emocionais.

A turnê começou no último dia 19 de agosto, em Taguatinga Norte, com show de Bartô Blues, atraindo público entusiasmado e marcando um início de grande sucesso para o projeto. A cada lançamento, o livro é celebrado ao lado de músicos que representam diferentes vertentes do blues, ressaltando a dimensão sensual e complexa do gênero.

Escrito pelo jornalista, radialista e cientista social Alexandre Rocha, o livro propõe um mergulho profundo na história do blues, questionando a imagem de uma música apenas “lamentosa” e revelando sua potência erótica, estética e simbólica.

Banner

Resultado de quase 40 anos de pesquisa, a obra articula história, música, poética, dança e performance, oferecendo uma leitura original sobre esse gênero afro-americano que influenciou a música em todo o mundo. O projeto gráfico de Eduardo Freire e as ilustrações de Carlus Campos reforçam a atmosfera sensual do blues, e a publicação traz ainda glossário de expressões, letras de canções e QR codes para acesso imediato às músicas citadas.

Sobre o autor

Alexandre Rocha é jornalista, radialista e cientista social, mestre em Etnomusicologia e doutorando em Sociologia. Com quase quatro décadas de pesquisa, atua especialmente nos gêneros afro-brasileiro e afro-americano, com foco no blues. É produtor e apresentador do programa Estilo Blues desde 2009 na Rádio Verde Oliva FM, além de ministrar cursos e desenvolver pesquisas histórico-antropológicas sobre música.

Os artistas

  • Ricardo Serpa – Gaitista de Brasília desde 1996, estudou com Engels Espíritus e lidera a Serpa Blues Band desde 2008. Referência no blues tradicional, também foi um dos fundadores do movimento #bsblues, que reúne entusiastas do gênero na capital federal.
  • Nina Molina – Cantora e intérprete de blues, soul, jazz e R&B, com 11 anos de carreira. Reconhecida por sua entrega sensorial e emocional, lidera a Banda Molinas desde 2019 e tem presença marcante em festivais e eventos da cena musical de Brasília.
  • Bartô Blues – Compositor, vocalista e guitarrista pernambucano radicado em Brasília, é conhecido pela presença de palco contagiante e pelo repertório que mescla releituras de clássicos e composições autorais de forte influência do rock blues.

 

Serviço

Livro Shake That Thing – Lançamentos com pocket shows

23 de agosto (sábado), 16h30 – Galeria A Pilastra, QE 40 rua 09 lote 8 – Guará
Pocket show com Ricardo Serpa, gaitista com quase três décadas de dedicação ao blues tradicional e contemporâneo, líder da Serpa Blues Band.

31 de agosto (domingo), 17h – Coe Café, Q 6 CL QD 06 CL21, Loja 08 – Sobradinho
Show com Nina Molina, cantora e intérprete de blues, soul, jazz e R&B, conhecida pela entrega sensorial e emocional em suas apresentações.

Livro em pré-venda por R$ 30,00 (+ taxa de envio de R$ 20,00 para quem não for aos lançamentos em Brasília).
Para adquirir: creativepub.online/shake_that_thing
Redes sociais: @projeto_talking_blues

 

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.