Início » Circo móvel leva arte e educação ambiental a dez comunidades do DF nesta semana

Circo móvel leva arte e educação ambiental a dez comunidades do DF nesta semana

Espetáculo “Os Irmãos Sukulonsky” percorre regiões periféricas com oficinas, plantio de árvores e mensagens sobre sustentabilidade

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Circo móvel leva arte e educação ambiental a dez comunidades do DF nesta semana

Nesta semana, o Distrito Federal recebe uma circulação especial que une arte circense, humor e consciência ambiental. A bordo do circo móvel, a Cia CircomVida – edição Rua de Artistas – leva o espetáculo “Os Irmãos Sukulonsky” e uma série de oficinas, bate-papos e ações de sustentabilidade a dez pontos periféricos do DF. Na quarta-feira (22/10), a partir das 17h, o espetáculo será aberto ao público.

As apresentações acontecem de 20 a 24 de outubro, com programação em escolas públicas e instituições sociais de regiões como Sol Nascente, Planaltina e Varjão. O projeto busca democratizar o acesso à cultura, dialogando com o público sobre energias renováveis e preservação ambiental por meio da arte circense.

Além do espetáculo, a Cia realiza oficinas e palestras sobre palhaçaria, malabarismo, sustentabilidade e processo criativo, encerrando cada ação com o plantio de uma árvore nativa do cerrado e a entrega de mil sementes — cem em cada localidade visitada.

“Utilizamos a linguagem do circo para inspirar uma relação mais consciente com o meio ambiente. Falar de sustentabilidade por meio da arte é uma forma de provocar reflexão e encantamento ao mesmo tempo”, explica Marcella Romar, artista, produtora e gestora ambiental.

Banner

O espetáculo revisita a trajetória do circo — do tradicional de lona ao contemporâneo — e é apresentado sobre o circo móvel, micro-ônibus adaptado que se transforma em palco e foi projetado para ser o mais sustentável possível.

Valentin Etchevest, artista e professor, destaca que a proposta é também garantir acessibilidade plena: “Queremos que todas as pessoas possam sentir, rir e se emocionar. A arte cumpre seu papel quando alcança a todos.”

O projeto conta com o apoio do Instituto OMNI, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura. RUA DE ARTISTAS

Gêmeos de mães distintas, os Irmãos Sukulonsky atravessam mares, desertos e montanhas até desembarcarem no Planalto Central. Em cada parada, convidam o público do DF a experimentar jogos artísticos e uma movimentação mais consciente. Afinal, no circo, o impossível é só questão de prática. O projeto conta com apoio do Instituto OMNI, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Ministério da Cultura. Nesta edição, os artistas homenageiam a poética de Aldir Blanc, e buscam aplicar todo tipo de acessibilidade, tanto nas apresentações como nas mídias digitais. “A arte só cumpre seu papel quando alcança a todos. Garantir acessibilidade nas apresentações e nas redes sociais é uma forma de dizer que todas as pessoas têm direito de viver essa experiência cultural. Queremos que todas as pessoas possam sentir, rir e se emocionar com a circulação”, afirma Valentin Etchevest, artista e professor. Os participantes devem preencher formulário para receber certificado.

 

PROGRAMAÇÃO – RESTRITA AO PÚBLICO ASSISTIDO (salvo na quarta-feira, que será aberto)

Espetáculo | Bate-papo | Palestras| Oficinas | Plantio de árvores | Entrega de sementes

 

Segunda (20/10)

• Arapoangas (CED Águas do Cerrado), 14h às 16h

• Planaltina (CEP Saúde, Mulheres Mil), 19h às 21h

 

Terça (21/10)

• Fercal (Escola Classe Rua do Mato), 9h às 11h

• Sobradinho II (Escola Julia Kubitschek), 14h30 às 16h30

 

Quarta (22/10)

• SIA (Escola Classe do SRIA), 14h às 16h
• Reserva Indígena Kariri Xocó (Noroeste) – aberto ao público – a partir das 17h

 

Quinta-feira (23/10)

• Por do Sol/Ceilândia (Escola Classe 47), 8h às 10h

• Sol Nascente (Escola Classe JK), 14h às 16h

 

Sexta-feira (24/10)

• Paranoá (Centro Educacional Darcy Ribeiro), 9h às 11h

• Varjão (Centro Social Comunitário Tia Angelina), 14h às 16h

 

FOTOGRAFIAS:

https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1OHi2gwOgEYRzPy6qHOviL3XSrnadT0rb

 

SOBRE OS ARTISTAS:

Marcella Romar | Artista circense desde 2012, formou-se figurinista pela Faculdade Dulcina de Moraes e estudou no Instituto Federal de Dança, em Brasília. Criadora, produtora, figurinista e diretora de seus próprios espetáculos, dedica-se à pesquisa do corpo e da mente a partir da compreensão somática e do sentir. Gestora Ambiental de formação, fundou a Cia CircomVida, com a qual realiza trabalhos solo e colaborativos. Como educadora circense, ministra aulas e oficinas para todas as idades e criou a vivência Corpo Orgânico, voltada à consciência corporal. Leciona em instituições como AGINOC, UNIQUE, Escola de Escalada UBT e no Curso Técnico em Artes Circenses da Faculdade Dulcina de Moraes.

Valentin Etchevest | Argentino de segunda geração circense, nasceu no picadeiro e desde cedo integrou a cia Murgas, que mescla música, dança e circo. É professor de atuação e improvisação em escolas públicas e projetos sociais, além de facilitador de oficinas de monociclo e palhaçaria. Bacharel em Arte Audiovisual, com orientação em Fotografia pela Universidade Nacional de La Plata, é intérprete e criador do palhaço Jacinto Cordura, personagem que encarna há oito anos. Em 2018 iniciou uma viagem de bicicleta pela Argentina, Uruguai e Brasil, levando suas apresentações a circos, festivais, convenções e espaços públicos, sempre unindo estrada, arte e encontro.

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.