A casacájá, espaço independente de arte, estúdio e convivência criativa localizado no Balão do Torto (DF), lança o canal Sessões Casacájá no YouTube — um projeto que celebra a força e a pluralidade da música produzida nas periferias do Distrito Federal. Realizada com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a iniciativa reúne cinco artistas de diferentes regiões administrativas em gravações de singles inéditos em formato de vídeo ao vivo, registradas em captação analógica e ambiente de imersão artística.
Além de um estúdio, a casacájá é um território de afeto, experimentação e resistência criativa. Em um galpão rodeado por horta, quintal e floresta, cada artista tem um dia inteiro dedicado à gravação, com tempo para trocas, alimentação orgânica e cuidado coletivo. Em contraponto ao ritmo acelerado do mercado fonográfico, o projeto reafirma a música como uma experiência viva, compartilhada e comunitária.
“Abrir as portas da casacájá é afirmar a preciosidade dessas vozes e histórias que transformam nossa escuta e nossa percepção de mundo”, afirma Ayla Gresta, diretora artística e curadora do projeto. “Sabendo do corre que é ser artista independente, quisemos criar uma experiência de cuidado e fortalecimento — que cada artista saia daqui com uma obra pronta para circular e com a sensação de pertencer a uma rede viva.”
As Sessões Casacájá reúnem artistas que refletem a diversidade sonora e cultural das periferias do Distrito Federal: Tonhão (Gama/Santa Maria), artista de Música Negra Contemporânea; Isa Marques (Sobradinho), rapper, beatmaker e produtora; Madre Fera, projeto de Maria Victória Carballar (Guará II) em parceria com Mar Nóbrega; Flávio Franklin (Ceilândia), cantor e musicoterapeuta; e Stevie Victor (Taguatinga), compositor e experimentador.
As primeiras edições do canal também trazem sessões com artistas convidados já consagrados: casacájá n.1 com Iara Rennó e Luiza Brina, e casacájá n.2 com Ava Rocha e Chicão.
ASSISTA AQUI: https://www.youtube.com/@
A sonoridade das gravações é lapidada por Gustavo Halfeld (captação, engenharia e mixagem), com Ana do Quartinho na assistência de gravação. A direção de vídeo é da Haico (Raíssa Vilela e Pedro Araujo), fotografia de Diego Bresani e imagens de Xavier Braun. A alimentação é assinada pelo Encanto da Terra, e a produção executiva, por Ayla Gresta e Pedro Araujo.
Com ficha técnica majoritariamente LGBTQIAPN+, o projeto reforça a diversidade como eixo essencial e consolida a casacájá como um dos principais polos independentes de criação artística de Brasília — espaço que já recebeu nomes como Angélique Kidjo, Daniela Mercury, Toninho Horta, Lee Ranaldo, Ava Rocha e Glue Trip, além de sediar residências, gravações e lançamentos que alimentam uma rede vibrante de música e arte.
Serviço
Lançamento – Sessões Casacájá | Festa de lançamento
Data: 15 de novembro de 2025
Hora: 17h
Local: casacájá – Rua dos Eucaliptos, Casa 7, Balão do Torto, Brasília – DF
Ingresso: entrada gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla.
Canal: youtube.com/@casacaja
Instagram: @casa.caja
