Início » Apreensão de fetos de lhamas e porcos em área de fronteira acende alerta sanitário

Apreensão de fetos de lhamas e porcos em área de fronteira acende alerta sanitário

Anffa Sindical destaca riscos de contaminação e a importância da atuação dos auditores fiscais agropecuários

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Segundo auditores fiscais federais agropecuários, apreensões vem crescendo na fronteira em Corumbá (Crédito: Anffa Sindical)

Uma operação integrada, realizada na região de fronteira de Corumbá (MS) com a Bolívia, resultou na apreensão de 20 fetos mumificados de lhamas e dez fetos de porcos, além de drogas e cerca de cinco toneladas de mercadorias irregulares. A ação foi realizada por auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com servidores da Receita Federal do Brasil e da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O foco era o combate ao tráfico de produtos ilegais e de alto risco sanitário ao território brasileiro.

A operação começou na última sexta-feira (25) e foi concluída nesta segunda-feira (28), com ações concentradas no Posto Esdras, estradas vicinais e no Posto Lampião Aceso. Ao longo do final de semana, as equipes vistoriaram diversos veículos, ônibus de linha interestadual e cinco ônibus de turismo clandestinos.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), os fetos de animais foram encontrados em bagageiros de ônibus clandestinos que seguiam em direção a São Paulo. Eles seriam destinados ao mercado esotérico em São Paulo, abastecido por integrantes da comunidade andina que realizam rituais no segundo semestre.

Porém, esses materiais representam uma séria ameaça à agropecuária nacional, pois podem introduzir agentes patogênicos e pragas de difícil erradicação no território brasileiro. Itens como batatas e pimentas também são frequentemente apreendidos pelos auditores, que conhecem as formas de ocultação das cargas irregulares. Segundo os especialistas, os volumes transportados vêm crescendo, de acordo com a demanda de bolivianos que vivem na capital paulista.

Banner

“As apreensões de fetos de animais, especialmente de lhamas, têm se tornado mais frequentes desde 2024 e preocupam muito os profissionais que atuam na linha de frente da fiscalização. São produtos que trazem um risco sanitário concreto à produção agropecuária e à saúde dos brasileiros. Os auditores fiscais federais agropecuários atuam de forma técnica e incansável para impedir a entrada dessas ameaças no País”, afirmou Janus Pablo Macedo, presidente do Anffa Sindical.

Durante a operação, também foram apreendidas drogas. Com o auxílio de um cão de faro da Receita Federal, duas pessoas foram encaminhadas ao hospital local com suspeita de tráfico internacional de entorpecentes. Após exames de raio-X, foi constatado que os bolivianos, de 24 e 31 anos, haviam ingerido cerca de 100 cápsulas de substância análoga à cocaína, totalizando 2,2 quilos da droga. Após expelirem o material, ambos foram levados à Polícia Federal.

Além dos fetos e das drogas, as equipes apreenderam roupas, combustíveis e produtos fitossanitários transportados sem autorização dos órgãos de fiscalização competentes. O total foi estimado em cinco toneladas de mercadorias.

O Anffa Sindical reforça a importância das operações de fiscalização para a proteção da agropecuária em todo o País. A entidade também reafirma seu compromisso com a valorização e segurança dos auditores fiscais federais agropecuários, que atuam em condições de risco e merecem garantias adequadas para o exercício de suas funções em defesa da saúde pública e da produção agropecuária do Brasil.

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.