60
Nos dias 11, 12, 13, 17, 18 e 19 de novembro, sempre às 19h, o canal oficial da BDB Cultural no YouTube recebe a oficina online “Praticando interseccionalidades: leitura inclusiva, acessível e antirracista”, ministrada por Angelita Garcia. A atividade é gratuita, com inscrições disponíveis pelo link aqui na bio do @bdbcultural no Instagram.
A proposta convida o público a uma imersão teórica e prática sobre como a interseccionalidade — conceito que articula diferentes dimensões de identidade e desigualdade — pode fortalecer políticas de inclusão e acessibilidade nos espaços de livro e leitura. Com foco nas experiências de pessoas negras com deficiência, a oficina busca promover uma reflexão crítica sobre o papel das bibliotecas públicas na construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e antirracistas.
Baseada em sua monografia premiada no Prêmio ENBNA/EIBNA 2025, na categoria Sankofa: Melhor Trabalho de Conclusão de Curso, Angelita Garcia compartilha estratégias de mobilização, ferramentas acessíveis e referenciais teóricos de pesquisadores e ativistas nacionais e internacionais, com e sem deficiência.
Com seis encontros virtuais, o percurso formativo abordará temas como bibliodiversidade, antirracismo, capacitismo e acessibilidade atitudinal. O objetivo é criar um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva voltado a bibliotecários, educadores e agentes culturais comprometidos com uma biblioteconomia inclusiva, acessível e antirracista.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
