Enquanto dados alarmantes mostram o câncer como a segunda principal causa de morte em todo o mundo, o Brasil se une para enfrentar essa epidemia de frente. A realização do XIII Fórum Nacional sobre Câncer – Avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente oncológico é um passo significativo nessa direção. O evento movimenta o auditório do Interlegis (Senado Federal), no dia 5 de outubro, com profissionais de saúde, especialistas, representantes do governo e formadores de opinião, para uma discussão direta e focada em soluções. O objetivo é identificar estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento para melhorar o cenário do câncer no Brasil. Interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente em pelo site www.acaoresponsavel.org.br. As vagas são limitadas.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, com projeções alarmantes, que indicam um aumento de quase 47% nos casos até 2040. No Brasil, o INCA estima 704 mil novos casos da doença anualmente de 2023 a 2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, com cerca de 70% desses diagnósticos.
Especialistas destacam que um terço dos casos de câncer pode ser prevenido, abordando fatores de risco comportamentais como tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta inadequada e falta de atividade física. Programas de rastreamento e vacinação também são apontados como ações eficazes na redução de certos tipos de câncer, enquanto a detecção precoce e tratamento adequado são cruciais, com altas taxas de cura quando diagnosticados inicialmente.
“A situação do câncer no Brasil e no mundo demanda a implementação urgente de políticas públicas sólidas. Além disso, assegurar que pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso a tratamentos de ponta é vital para reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida”, explica a presidente do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, Clementina Moreira Alves, à frente da organização do XIII Fórum Nacional sobre Câncer, que completa: “o encontro está centrado na busca por soluções práticas e políticas eficazes que possam mudar o curso dessa doença na luta pelo bem-estar e pela vida de milhões de brasileiros, sendo uma oportunidade ímpar para unir esforços e enfrentar a epidemia de câncer no Brasil”.
O evento conta com o apoio do Congresso Nacional, Ministério da Saúde, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, OPAS, OMS, PNUD e a Agência Íntegra Brasil. Juntos, eles buscam garantir que o acesso aos avanços no tratamento do câncer seja equitativo em todo o país.
Serviço: XIII Fórum Nacional sobre Câncer – Avanços no tratamento, tecnologia e suporte ao paciente oncológico
Data: 5 de outubro, quinta-feira, das 9 às 14h
Local: Senado Federal – Interlegis – Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, Via N2 Asa Norte, Brasília/DF
Inscrições gratuitas: www.acaoresponsavel.org.br
imprensa.acaoresponsavel@gmail.com e faleconosco@acaoresponsavel.org.br