Início » Cacá Silva recebe a Medalha do Mérito Distrital da Cultura “Seu Teodoro”

Cacá Silva recebe a Medalha do Mérito Distrital da Cultura “Seu Teodoro”

Carlos Alberto Neves da Silva, conhecido artisticamente como Cacá Silva. Músico, apresentador de eventos, mestre de cerimônias, audiodescritor e curador da memória cultural brasiliense, Cacá soma 37 anos de dedicação à cultura popular, à música e à inclusão social

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Cacá Silva recebe a Medalha do Mérito Distrital da Cultura "Seu Teodoro"

Brasília, junho de 2025 – O Distrito Federal celebra a trajetória de um de seus mais atuantes e respeitados agentes culturais: Carlos Alberto Neves da Silva, conhecido artisticamente como Cacá Silva. Músico, apresentador de eventos, mestre de cerimônias, audiodescritor e curador da memória cultural brasiliense, Cacá soma 37 anos de dedicação à cultura popular, à música e à inclusão social. Em reconhecimento a essa trajetória, receberá no próximo dia 25 de junho, às 17h40, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, a maior honraria cultural do Distrito Federal: a Medalha do Mérito Distrital da Cultura “Seu Teodoro”, concedida pelo Governo do DF.

Aos 53 anos, Cacá Silva foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Nível 1 de Suporte (CID 6A02) e, há mais de uma década, convive com doenças invisíveis como Polineuropatia Diabética (CID G62.9), Distúrbio de Coagulação (CID D68.4) e Bronquite Asmática Alérgica (CID J45.0). Sua trajetória é exemplo de superação e compromisso com a diversidade cultural, atuando como Pessoa com Deficiência (PcD), conforme estabelece a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015 – LBI).

Natural de Brasília e morador do INCRA 9 (Ceilândia/DF), Cacá iniciou sua trajetória pública em 1984, com uma audição no Memorial JK. Já em 1987, deu início à carreira profissional de shows ao fundar a banda Imagem Obscura, representante do Rock Brasília, que evoluiu para a atual Banda Imagem, hoje reconhecida como Patrimônio Cultural Simbólico de Brasília e Manifestação da Cultura Nacional pela Lei nº 14.836/2024, com registro no INPI sob nº 903.070.197.

Suas funções profissionais abrangem Música (CROMB/DF nº 4269), Mestre de Cerimônias (CBO 3763-30), Apresentador de Eventos (CBO 3763-05), Audiodescritor (CBO 2619-50), além de coordenador, produtor e diretor artístico.

Banner

Projetos autorais como “Baile Social de Debutantes”, “Formaturas Sociais Estudantis”, “Festival Música Viva e Permanente”, entre outros, são exemplos de seu legado. Cacá foi pioneiro na implementação da audiodescrição ao vivo em shows, seguindo as leis de inclusão como a LBI (Lei nº 13.146/2015), a LOC/DF (Lei Complementar nº 934/2017), o MROSC (Lei nº 13.019/2014) e o Decreto nº 5.296/2004.

Com experiência em eventos com mais de 100 mil pessoas, apresentou edições do Aniversário de Brasília, Réveillon Cidade Luz na Praça da Bíblia (2023 e 2024), Carnaval de Rua e outros. Já foi premiado com o FAC Brasília 60 Anos (2020), Moção de Louvor da CLDF e certificado pelo CNCP/Brasil.

Atuação como jurado e incentivador de novos talentos:
Além de sua atuação nos palcos e na produção cultural, Cacá Silva também se destacou como jurado em diversos festivais de música e cultura popular. Entre eles: FICO – Festival Interno do Colégio Objetivo, Festicanto, Festival SESI de Música, Canta Ceilândia, Festival de Música dos Correios, Festival Interescolar de Música de Taguatinga e o FEMEP – Festival de Música das Escolas Públicas do DF.

Sua atuação como jurado nesses eventos reforça sua contribuição na formação de novos talentos e na valorização da cultura popular de base comunitária no Distrito Federal.

Protagonismo nas lives durante a pandemia da Covid-19:
Durante a pandemia (2020 a 2022), Cacá Silva apresentou, produziu e coordenou mais de 116 LIVES de shows e eventos culturais transmitidos online, garantindo o acesso à cultura e à inclusão digital de públicos diversos. Projetos como o “Brasília Viva Live Show”, “Circuito Cultural das Cidades”, “Circuito Musical Live” e “BSB Live Music” contaram com sua apresentação e recursos de acessibilidade.

Produção de eventos icônicos nos anos 1990:
Nos anos 1990, Cacá Silva foi responsável pela produção de eventos que marcaram a cena cultural de Brasília, como a lendária “Domingueira do Trem do Lago” (1991) e a grandiosa “Domingueira da AABR” (1993), precursoras das domingueiras baianas no DF. Também foi produtor de shows no Aerobar com artistas como Belchior, Dominguinhos, Ivanildo Sax de Ouro e Oséas.

Compromisso com as políticas públicas de cultura:
Cacá também é referência em políticas públicas culturais, tendo sido delegado em Conferências Nacionais e Distritais, além de fundador da ASMAP DF E e da Liga das Bandas e Blocos Tradicionais de Brasília. Atuou na articulação pela criação do FAC/DF, na aprovação do PLC nº 94/2008 e na volta da música ao vivo na Pandemia, com autorização do Governador do DF.

Cacá Silva mantém um dos maiores acervos digitais sobre a cultura popular de Brasília, com mais de 1.900 vídeos publicados.

YouTube:
• Canal Cacá Silva Show: https://www.youtube.com.br/cacasilvashow
• Canal Banda Imagem: https://www.youtube.com.br/bandaimagemdf
• Canal ASMAP DF: https://www.youtube.com.br/asmapDF

Instagram:
• @cacasilvashow: https://www.instagram.com/cacasilvashow
• @bandaimagem: https://www.instagram.com/bandaimagem
• @asmap_df: https://www.instagram.com/asmap_df

Contato:
Cacá Silva
WhatsApp: (61) 9 9664-3252 | E-mail: cacasilva.showbusiness@gmail.com

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.