O Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da doação. O mês de novembro foi escolhido por anteceder um período de estoques baixos. A proximidade das férias e das datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros feriados prolongados torna essa data especialmente importante para reforçar e promover o ato solidário e regular da doação de sangue.
Em 2024, o Brasil registrou um aumento de 1,9% nas coletas de sangue, totalizando 3,31 milhões de bolsas. Ainda assim, o índice de doadores regulares permanece baixo: cerca de 1,4% da população (14 a cada mil brasileiros). O índice está abaixo do ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere uma participação entre 3% e 5% da população.
A professora Angelita Giovana Caldeira, coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário UNICEPLAC, explica que uma única doação pode ajudar até quatro pessoas, devido à separação dos seus componentes. “É muito importante a conscientização da população por meio de palestras, rodas de conversa, campanhas educativas, redes sociais, campanhas de coleta junto ao Hemocentro, entre outras ações”, destaca.
Para quem vai doar, a professora reforça algumas orientações importantes: “Durma bem (no mínimo 6 horas); não beba álcool 12 horas antes da doação; aumente a ingestão de água; use roupas confortáveis; leve documento oficial com foto; e alimente-se bem, nada de jejum”, orienta.
Segundo a enfermeira, pelo menos três horas antes da doação, é necessário evitar alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete e chocolate. “Se preferir doar depois do almoço, aguarde duas horas após se alimentar. O almoço deve ser leve, com carnes grelhadas, saladas, arroz e feijão sem carnes”, recomenda.
Critérios básicos para doação
- ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
- pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
- apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe).
