Os jardins do CCBB Brasília se transformam em palco para o Superjazz Festival, uma celebração do jazz e da música afro-brasileira que reúne artistas, bandas e DJs, unindo estilos e gerações, que ao longo de sete semanas, sempre às quartas-feiras, a partir das 17h prometem conquistar e encantar o público. A entrada é gratuita, mediante emissão de ingresso no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física.
A estreia marca o Dia dos Namorados (12) e traz para a abertura uma das grandes vozes jazzísticas da nossa cidade: Ellen Oléria, que interpreta repertório que reverencia outra grande diva, Nina Simone. A abertura conta ainda com discotecagem do icônico Dj Barata, do Coletivo Criolina, e os Djs da rádio SuperJazz.
E na programação do Superjazz Festival, até 24 de julho, nomes como Brasília Samba Jazz convida Ana Beatriz e Pedro Vasconcellos, Brasília Ska Jazz Club convida Julia Carvalho, Coletivo Superjazz, Daniel Rodrigues convida Tereza Lopes, Flor Furacão e Forró Jazz do Cerrado convida Junior Ferreira, Iara Gomes, Indiana Nomma, Jhoninha Medeiros Big Band, Passo Largo convida Sombrio, Paulo Black 4teto convida Kaleb Mesmo, Trio Nós 3 convida Debora Sasb e Sofia de Faveri e Real Gang convida Vinicius Chagas.
Além dos shows, o projeto conta com os Djs Cacai Nunes, Homero da Cuíca, Jungle Julia, Kashuu, Odara e Wash para garantir a trilha sonora que vai ambientar um dos mais belos cenários de pôr do sol da capital federal. A dupla de radialistas e Djs do Coletivo Superjazz, Dudão Melo e Mario Sartorello, estão à frente da rádio Superjazz Festival, que durante toda a temporada do evento, entre um show e outro, conta fatos e histórias do mundo do Jazz e dos artistas do festival.
O jazz é considerado um dos estilos mais inovadores e influentes criados no século XX, principalmente, por ser baseado na improvisação e na fusão de diferentes culturas musicais. Por mais de 100 anos ele sempre mudou, originando novos ritmos, até chegar no século XXI mais vivo do que nunca, rompendo barreiras, agora buscando novos limites entre o acústico e o eletrônico, o analógico e o digital. E é em busca do “Jazz de Hoje” que caminha musicalmente o Superjazz Festival, seja nas suas apresentações ao vivo ou nas discotecagens. O festival abre espaço tanto para artistas mais experientes quanto para uma nova geração que enxergam no jazz e na música afro-brasileira um ponto de partida para novas experimentações musicais.
Com curadoria de Dudão Melo, que também é idealizador do Eixão do Jazz, o festival marca os vinte anos do Coletivo Superjazz, que assina a produção e o slogan do festival: Jazz é amor! “Vamos trazer o universo generoso e inclusivo do Jazz, buscando nesse estilo a universalidade da música Afro Americana, que com certeza traz também a influência da música Brasileira na sua gênese. Traremos grandes expoentes deste estilo do DF, a fim de valorizar a vasta cultura musical por traz dessa rica cena de música instrumental”, explica Dudão Melo.
Sobre as atrações da estreia
Ellen Oléria (@ellenoleria)
Com mais de 20 anos de carreira, a artista acumula prêmios em festivais e 6 discos lançados. Já fez apresentações em todo o Brasil e no exterior, como Espanha, França, Angola, Inglaterra, Japão e Taiwan. Em seu recente trabalho musical, a artista combina ritmos brasileiros como samba, carimbo, forró, com timbres e arranjos contemporâneos. Conhecida pelo público por seu timbre cintilante, a nação e repertório brasileiríssimo, a soprano dramática Ellen Oléria condensa em sua performance o que o povo brasileiro reconhece como seu: entusiasmo e um sorriso que nunca sai do rosto iluminando cada canção que canta.
Dj Dudão Melo (@dudaomelosuperjazz) Dudão Melo é radialista e produtor musical. Há 25 anos coleciona discos e tem uma pesquisa que tem o jazz como ponto de partida e se estende à música Brasileira, eletrônica e Afroglobal.Já Foi diretor de gravadoras como Sambaloco/Trama/Batida Sossegada e produtoras como Visualfarm/Bamba music. Atuou como gerente artístico de casas de Sp como Bar Brahma, Afrospot e Sarajevo. Já́ discotecou em Nova Orleans, Nova York, Luanda/África, Cidade do México, Buenos Aire e cidades pelo Brasil. É um dos produtores do programa Jazz masters, na Alpha Fm de Sp/Bsb e outras 33 rádios.
Dj SartÔ (@mario.sarto) Radialista profissional há mais de 25 anos, atua também nas áreas de curadoria musical e produção de eventos. Como músico, atuou como saxofonista em grupos diversos, chegando a gravar três discos com o grupo Araketu, além de grupos de música instrumental em Salvador (BA). Como DJ, SartÔ participa de projetos, festas e eventos, entre eles como DJ residente do Coletivo Superjazz.
Dj Barata (@rodrigobarata) Barata é um dos fundadores do Coletivo Criolina, que atua em Brasília, outros estados e países há 19 anos, realizando shows, festas, festivais, curadorias, programas de rádio, tv e web, festas de rua, blocos de carnaval e ativismo cultural. Mantém um acervo de vinis e foi um dos gestores da Cervejaria Criolina, importante casa de shows em Brasília. Seu repertório é um passeio pela música brasileira nova, velha, eletrônica, orgânica e todas as influências que ela recebeu dos vizinhos latinos e do além-mar africano e balcânico.
SOBRE O CCBB BRASÍLIA
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.
Desde o final de 2022, o CCBB Brasília, se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, sendo que no ano de 2023, obtivemos a renovação anual da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
A conquista atende à Ação 24 da Agenda 30, que tem por objetivo reforçar a gestão dos programas, iniciativas e práticas ambientais e de ecoeficiência do BB e demonstra o alinhamento do CCBB Brasília a estratégia corporativa do BB, enquanto espaço de difusão cultural que valoriza a diversidade, a acessibilidade, a inclusão e a sustentabilidade porque transformar vidas é parte da nossa cultura.
Confira a programação completa:
12/6
17h Sunset com Dj Barata
18h Radio Superjazz com Djs Dudão e Sartô
19h Ellen Oléria
19/6
17h Sunset com Dj Odara
18h Real Gang convida Vinicius Chagas
19h15 Radio Superjazz
19h45 Indiana Nomma
26/6
17h Sunset com Dj Cacai Nunes
18h Trio Nós 3 convida Debora Sasb e Sofia de Faveri
19h15 Radio Superjazz
19h45 Flor Furacão e Forró Jazz do Cerrado convida Junior Ferreira
03/7
17h Sunset com Dj Homero da Cuíca
18h Coletivo Superjazz
19h15 Radio Superjazz
19h45 Daniel Rodrigues convida Tereza Lopes
10/7
17h Sunset com Dj Wash
18h Iara Gomes
19h15 Radio Superjazz
19h45 Jhoninha Medeiros Big Band
17/7
17h Sunset com Dj Jungle Julia
18h Brasília Ska Jazz
19h15 Radio Superjazz
19h45 Passo Largo convida Sombrio
24/7
17h Sunset com Dj Kashuu
18h Paulo Black 4teto convida Kaleb Mesmo
19h15 Radio Superjazz
19h45 Sandro Souza & Brasília Samba Jazz convidam Ana Beatriz e Pedro Vasconcellos
Ouça a playlist do Superjazz Festival no Spotify
https://open.spotify.com/playlist/365olVbYhcuuqFTsURLnwF?si=WANF4t8oQOyyCYBqbjlftg&pi=h229NVgJSiW92
Serviço
Superjazz Festival
De 12 de junho a 24 de julho
Horários:
Sempre às quartas-feiras
A partir das 17h
Ingressos gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília. Os ingressos estarão disponíveis a partir das 12h do dia anterior a cada evento, terças feiras.
Local: Área externa do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul
Classificação indicativa: Livre
CCBB Brasília
Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Informações:
Fone: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Site/ bb.com.br/cultura
Facebook/ @ccbb.brasilia
Instagram/ @ccbbbrasilia
YouTube/ bancodobrasil
TikTok/@ccbbcultura