17
Os motociclistas se unem em torno de um código mundial: a fraternidade e a paixão pelas duas rodas e pelo rock. Mais de 1.800 moto clubes e grupos do Brasil e do mundo participam do Capital Moto Week para compartilhar experiências e vivenciar ritos da cultura do motociclismo. Um deles é o “coletamento,” cerimônia de ingresso de novos membros em um motoclube. Nesta edição, o festival foi palco da iniciação de uma família de motociclistas do Rio de Janeiro no moto clube Toca da Coruja, que possui membros de todo o Brasil.
Na cultura motociclística, a cerimônia consiste no ato de vestir o colete, símbolo de pertencimento e compromisso. “O colete funciona como uma pele. Quando vestimos o colete, assumimos uma filosofia de vida fraterna, onde fazer o bem e ajudar o próximo é o principal objetivo,” explica o assessor parlamentar Caio Arantes (46), presidente do moto clube Toca da Coruja no Distrito Federal.
O motoclube Toca da Coruja nasceu junto com o Capital Moto Week, como a maior motivação para reunir membros de outros estados e planejar ações solidárias. O MC, que acolhe pessoas que compartilham ideais e escolhe novos membros por votação, se dedica à caridade e segue a doutrina do motociclismo mundial. “O processo de coletagem envolve convivência e avaliação das ideologias dos novos membros, antes de serem aceitos formalmente com um colete personalizado”, explica Caio.
Na cerimônia deste sábado (20), estavam convidados, padrinhos e os novatos que viajaram de Campos dos Goytacazes (RJ). Lorena Maciel, de 13 anos, estreou como agraciada no Toca da Coruja MC. Ela e seus pais escolheram o MC pelo forte espírito familiar e fraterno. “Todo mundo aqui é muito unido, alegre e animado, o que torna tudo muito acolhedor,” diz Lorena. Pelo segundo ano no Capital Moto Week, a adolescente marca presença oficialmente no Toca da Coruja vestindo o colete e assumindo a responsabilidade como membro oficial: “Há cinco anos fazemos parte dessa família como visitantes. Hoje é um marco para nós”.
“A cerimônia do Toca da Coruja MC é simples, focamos mais na convivência do que em tradições como banho de cerveja, adotadas por alguns moto clubes. O brasão no colete é adicionado com o tempo, conforme a avaliação dos novos membros”, completa o presidente do MC. As ações sociais incluem campanhas para instituições filantrópicas, coleta seletiva, entre outras. “Nossa missão é acolher e ajudar,” afirma Caio, registrando o engajamento das novas gerações, como de seu filho Arthur, de 14 anos, que já ostenta sua mini motoca no CMW.
Sobre o Capital Moto Week 2024 | De 18 a 27 de julho, Brasília será palco do Capital Moto Week, maior festival de motos e rock da América Latina. Inspirado na edição histórica de 20 anos, o CMW aposta na diversidade, talento e energia nos 10 dias de programação, com mais de 100 de shows de diversas vertentes do rock. Destaque para os headliners Raimundos (18), CPM 22 (19), Sepultura (21), Detonautas (25), Call The Police (26) e Blitz e Fernanda Abreu (27). A Cidade da Moto ocupará 300 mil m² no Parque de Exposições da Granja do Torto. A expectativa é receber 800 mil pessoas, 350 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o mundo. O festival é um dos poucos no Brasil certificado como Lixo Zero (Zero Waste Alliance), zera emissões de carbono, integrando iniciativas de inclusão, diversidade e sustentabilidade à cadeia produtiva.
SERVIÇO
Capital Moto Week 2024
Quando: 18 a 27/07/2024
Onde: Parque Granja do Torto | Brasília (DF)
Ingressos: www.bilheteriadigital.com/ capitalmotoweek