A empreendedora Cristiane Nardes Farinon, natural de Santo Ângelo (RS) e moradora do Distrito Federal há 11 anos é a mais nova membra da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI). A solenidade – que oficializará a sua posse como acadêmica – será nesta sexta-feira (24), às 15 horas, no Auditório Nereu Ramos, Anexo II da Câmara dos Deputados. Na ocasião, também serão prestadas homenagens a diversas personalidades e autoridades, que são referências na área social, cultural e empresarial de Brasília.
A ABRASCI é uma instituição que se dedica a valorizar, promover e difundir os valores morais e intelectuais daqueles que contribuem para o avanço
do país. E não é por acaso que ela será agraciada na cerimônia: na capital federal, sua carreira consolidou-se a frente da pauta “Governança Pública”, sendo a primeira mulher a assumir no país uma Secretaria de Governança e Compliance da Casa Civil do Governo do DF. Com isso, firmou seu nome e trabalho. Em 2019, contribuiu para a publicação do primeiro decreto de uma Política de Governança em um governo brasileiro.
Diante deste destaque, ganhou notoriedade como liderança feminina na governança e fundou o maior movimento cívico da América-Latina em prol da Governança Pública, chamada Rede Governança Brasil. Hoje em dia, mais de 600 pessoas trabalham de forma voluntária nesta rede, que está presente em mais de 9 países ao redor do mundo. Cristiane Nardes Farinon foi presidente do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), onde dedicou-se por 5 anos a projetos sociais, sendo a idealizadora do Programa Nacional em Governança Pública, o PRONAGOV, que hoje atende de forma gratuita 320 prefeituras brasileiras, impactando mais 98 milhões de pessoas no país.
Além disso, ela escreveu e coordenou vários livros, cartilhas e manuais, totalizando 21 obras. Aqui, podemos destacar o livro “Mulheres no Controle”, em parceria com o Conselho Nacional de Controle Interno, o CONACI. Ela possui larga experiência em projetos sociais e também trabalha com temas ligados à Gestão de Riscos e Integridade, sendo docente do MBA em Governança Pública da Escola Brasileira de Direito (EBRADI), nas matérias de liderança. Seu trabalho em Governança Pública foi reconhecido por meio do prêmio Marco Maciel da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais, a ABRIG, ficando em primeiro lugar na categoria ESG e Compliance, em 2022.