O 4º encontro do Clube de Leitura tem mediação da bibliotecária Cleide Soares.
Com objetivo de incentivar a leitura e debater obras importantes da literatura brasileira e estrangeira, o Clube de Leitura BDB Cultural chega ao seu 4º encontro com o livro “Deus na Escuridão”, do escritor Valter Hugo Mãe. A iniciativa integra a programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura. A atividade está marcada para o dia 12 de agosto, às 18h30, e ocorre no formato híbrido, presencial no Auditório da Biblioteca Demonstrativa (EQS 506/507, Asa Sul, Brasília/DF) e online via plataforma Meet.
O Clube de Leitura refletirá sobre “Deus na Escuridão”, o qual é um romance delicado e profundo que explora o amor fraterno e a necessidade de cuidar de alguém. A trama segue os irmãos Pouquinho e Felicíssimo, que vivem em casas incrustadas em uma rocha íngreme na pequena comunidade do Buraco da Caldeira, na Ilha da Madeira. Em meio à natureza indomável e uma paisagem mítica, os irmãos são movidos por um amor sublime que corteja o divino.
Desde o nascimento de Pouquinho, Felicíssimo assumiu a responsabilidade de cuidar do irmão caçula, que nasceu com uma condição física incomum. Este compromisso é visto não como um dever, mas como um ato supremo de afeição, aceito por Felicíssimo desde o primeiro momento. A narrativa aborda a ideia de que amar é sempre um sentimento exercido na escuridão, e o faz com a maestria literária que tornou Valter Hugo Mãe um dos mais laureados autores contemporâneos.
Segundo o coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho, o livro nos faz refletir sobre o trabalho de um cuidador. “Ser humano de qualidades especiais, expressas pelo forte traço de amor ao próximo, de solidariedade, de responsabilidade e incontáveis virtudes, oferecendo ao outro o resultado de seus talentos, preparo e escolhas, praticando o cuidado de forma individualizada a partir de ideias, conhecimentos e criatividade. Cuidar é doar afeto na mais profunda essência”, destaca.
Com um projeto gráfico especial e prefácios do músico Rodrigo Amarante e do professor de Literatura Carlos Reis, a obra é um manifesto de lealdade e resiliência. A escolha de “Deus na Escuridão” para o encontro do Clube de Leitura BDB Cultural promete proporcionar uma discussão rica e envolvente sobre temas universais de amor e cuidado. Para 2024, a curadoria selecionou obras de autores de países de língua portuguesa para a caminhada literária do Clube de Leitura da BDB e isso instiga o público a conhecer e adentrar a cultura lusófona.
“É um livro apaixonante. Sem dúvida, é um livro sobre o amor fraternal, sobre o amor maternal, e sobre o grande amor que está a nossa volta”, ressalta o curador da Biblioteca Demonstrativa, especialista em literatura e educação, e membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, David Rodrigues.
Como participar do Clube de Leitura BDB Cultural
Os interessados em participar do Clube de Leitura devem ler o livro previamente ao encontro e fazer sua inscrição por meio do formulário disponível no link aqui. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail bdb@institutoincluir.com.br ou pelo WhatsApp (61) 99513-2426. Para quem precisar de certificado de participação, a atividade emite por demanda no formulário.
Sobre o autor do livro
Valter Hugo Mãe é um escritor conhecido por sua escrita poética e inovadora. Nascido em Angola, em 1971, mudou-se para Portugal ainda criança, onde desenvolveu grande parte de sua carreira literária.
Ele é autor de várias obras aclamadas, como “O nosso reino” (2004), “O remorso de Baltasar Serapião” (2006), “A máquina de fazer espanhóis” (2010), “O filho de mil homens” (2011) e “Homens imprudentemente poéticos” (2016). Seu estilo literário é frequentemente caracterizado pelo lirismo, pela exploração profunda das emoções humanas e pela quebra de convenções narrativas tradicionais.
Valter Hugo Mãe recebeu vários prêmios literários, incluindo o Prêmio Literário José Saramago em 2007 por “O remorso de Baltazar Serapião”. Além de escritor, ele é também artista visual, músico e letrista, demonstrando sua versatilidade criativa. A obra de Valter Hugo Mãe é marcada por uma sensibilidade única, tratando temas como a identidade, a solidão, o amor e a morte de maneira profundamente humana e original. Sua contribuição para a literatura lusófona é amplamente reconhecida e apreciada, tanto em Portugal quanto internacionalmente.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração N.o 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.