Início » Documentário que joga luz sobre os desafios da vida acadêmica ganha sessão em Brasília

Documentário que joga luz sobre os desafios da vida acadêmica ganha sessão em Brasília

Com direção de Essi Rafael, As Quatro Estações da Juventude chega na capital federal depois de marcar presença em festivais brasileiros e internacionais. Exibição acontece em 1º de julho, às 19h, no Cine Brasília

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Documentário que joga luz sobre os desafios da vida acadêmica ganha sessão em Brasília

Depois de estrear nacionalmente em maio deste ano e de integrar a programação de festivais fora do Brasil ao longo de 2024, o documentário As Quatro Estações da Juventude ganha sessão gratuita em 1º de julho, às 19h, no Cine Brasília. Após a exibição, Essi Rafael, diretor do filme, participa de bate-papo com o público.

 

O filme registra a história de alunos da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) ao longo de uma década, do trote aos questionamentos sobre a formação que cada um escolheu para si. Em uma narrativa que se estende por vários anos, o espectador testemunha diversas transformações nos personagens, que vão da alegria por ingressarem na universidade ao medo e desesperança na educação pública brasileira.

 

Banner

O roteiro se apega na vida dos estudantes, mas também aborda o contexto ao qual ela acontece. Implementação de cotas sociais e raciais, retração de investimento público na educação, greves nas universidades, mobilização de movimentos feministas – como a Marcha das Vadias -, risco de paralisação da UFSCar, todos estes temas perpassam a narrativa de alguma forma. Nas palavras de Essi, o clima de decepção e falta de esperança de uma geração que foi do céu ao inferno em dez anos acabam por compor o pano de fundo do documentário.

 

“A ideia foi trazer para o filme um pouco do que essa geração de jovens dos anos 2010 enfrentou em sua trajetória da universidade até a vida adulta”, reforça o cineasta.

 

A produção é o primeiro longa-metragem da Casa de Cinema de Aquidauana e tem coprodução da LPB Content e Taus Audiovisuais, duas produtoras voltadas para a realização de filmes no interior paulista. A sessão em Campinas com apoio da DCult, Proeec e da Adunicamp.

 

Trajetória internacional

 

O longa começou sua turnê em 5 de junho de 2024, no Zlin Film Festival, na República Tcheca. Em 22 do mesmo mês, seguiu viagem para a Filadélfia para concorrer aos principais prêmios do Philadelphia Latino Arts & Film Festival (PHLAFF), evento que historicamente dá destaque para a cinematografia latino-americana nos EUA.

Em julho e agosto do mesmo ano, o documentário fez parte da programação do Festival Internacional de Nuevo Cine Independiente, no Uruguai.

Em setembro, foi a vez de desembarcar no Canadá. Essi Rafael concorreu ao prêmio de Novos Diretores na 22ª edição do Vancouver Latin American Film Festival.

Em março de 2023, o filme ganhou o prêmio WIP Puerto Lab para filmes em finalização no Festival Internacional de Cinema de Cartagena (FICCI), na Colômbia. Além de tradicional, é o evento mais antigo do gênero na América Latina.

 

Núcleo de Distribuição Cinema do Interior

O lançamento de As Quatro Estações faz parte do projeto Núcleo de Distribuição Cinema do Interior, realizado através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Paulo Gustavo via Ministério da Cultura e Governo Federal.

Com coordenação geral do produtor Lucas Pelegrino, ele prevê a exibição em salas de cinema tradicionais e alternativas de quatro filmes realizados no interior paulista. O filme de Essi entra no circuito pelo fato de ter sido rodado na cidade de São Carlos.

Além de As Quatro Estações, fazem parte da coleção: “Estranhas Cotoveladas”, “Ivan” e “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”.

 

“A missão é ativar o circuito exibidor no interior para os filmes feitos no interior. Além das salas de cinema tradicionais de shopping e cinemas de rua, temos uma proposta de distribuição de impacto trabalhando as temáticas de cada filme onde eles podem realmente provocar conversas: universidades, bibliotecas, centros de cultura”, conclui Pelegrino, sócio-fundador da LPB Content, produtora voltada para a realização de filmes no interior paulista.

 

Exibição do filme As Quatro Estações da Juventude

1º de julho, às 19h

Cine Brasília (Asa Sul EQS 106/107, Brasília)

Entrada gratuita

 

 

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.