A Fábrica de Brincantes promove, nos dias 26 e 27 de outubro, mais uma imersão de oficinas sobre o movimento junino, no Centro de Dança do DF. Com ela, encerra-se com esplendor mais uma fase do projeto de formações artísticas e técnicas.
No sábado (26), o bailarino, músico e professor Alisson Lima, desembarca, diretamente de Pernambuco, para comandar a oficina de Composições Coreográficas, trazendo mais de 20 anos de experiência inspirada na matriz popular brasileira e na capoeira. Sua atuação é marcada pela conexão entre a dança e a cultura popular. Ele vai falar sobre como transformar movimentos em expressões artísticas autênticas e sobre as tendências do xaxado e do frevo, entre outros ritmos.
No domingo (27), Lehandro Lira, coordenador pedagógico, referência em arte-educação e especialista em danças populares nordestinas, apresentará o módulo de preparação cênica e coreográfica para as damas juninas. O objetivo é desenvolver a criatividade das damas por meio da abordagem das principais características do segmento e conscientizá-las sobre tudo que se espera da dança junina enquanto manifestação artística. Para isso, ele lançará mão do sistema de viewpoints (técnicas de improvisação), que parte de ideias corporais e metodologias específicas.
E ainda tem mais no segundo dia: Rafael Tursi, Fernando Rodrigues e Fillipe Costta serão os responsáveis pela roda de conversa de tema “Acessibilidade voltada para a dança”. Importante destacar que todas as atividades contarão com medidas de acessibilidade comunicacional e física, com o intuito de receber bem todos os inscritos.
A Evelyn Abreu é integrante da Quadrilha Rebuliço e participou de uma das oficinas. Ela destaca que o conteúdo foi muito proveitoso, pois lhe permitiu aumentar o seu repertório de atuações como brincante e artista. Outra beneficiada foi uma das integrantes da companhia Transições, a Mayariane Castro, que participou do segundo dia da Fábrica de Brincantes. Segundo a bailarina, a capacitação lhe proporcionou uma experiência incrível e enriquecedora. Todos os participantes receberão certificados dos módulos cursados.
O Centro de Dança é dos espaços culturais mais tradicionais da cidade e tem como principal objetivo promover a valorização da dança. Ele conta com sinalização visual e tátil para a inclusão do público. O projeto é financiado pelo FAC (Fundo de Apoio à Cultura). Acesse o perfil do Instagram @fabricadebrincantes e fique por dentro das oficinas.
Serviço:
Evento: 2ª Edição da Fábrica de Brincantes
Realização: Transições Cia. de Dança e Artes
Quando: 25/10, às 15h: Composições coreográficas a partir do frevo, cavalo marinho, com Alisson Lima
26/10, às 15h: Preparação coreográfica para as damas juninas, com Lehandro Lira
Onde: Centro de Dança do DF – Setor de Autarquias Norte, Quadra 01, Bloco E
Classificação: livre
Foto: divulgação
Contato: @fabricadebrincantes