Início » Estudantes se destacam em simulação diplomática da ONU

Estudantes se destacam em simulação diplomática da ONU

Realizado pela Hayek Global College em parceria com a Internationali Negotia, evento reuniu alunos do ensino médio para debates internacionais em inglês

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Estudantes se destacam em simulação diplomática da ONU

Estudantes do Ensino Médio participaram da Hayek Global Internationali Model United Nations (HGI MUN), uma simulação diplomática inteiramente em inglês realizada em Brasília. O evento, promovido pela Hayek Global College em parceria com a Internationali Negotia, proporcionou aos jovens uma experiência prática em negociações, debates e resolução de conflitos globais, com interação com estudantes de outros países.

Durante dois dias, os participantes atuaram em comitês internacionais e discutiram temas contemporâneos com base nos protocolos oficiais da ONU. Eles também receberam certificações, ampliaram suas redes de contato e concorreram a uma premiação internacional para o melhor delegado da conferência.

“Nosso propósito foi oferecer aos alunos do Ensino Médio uma vivência diplomática realista e em inglês, por meio da simulação dos principais comitês da ONU e de organizações internacionais. A iniciativa fortalece o pensamento crítico e desenvolve habilidades socioemocionais essenciais para a atuação cidadã e internacional”, destaca Edson Agatti, diretor-executivo da Hayek Global College.

Entre os comitês em debate estavam a African Union, que discutiu a guerra civil no Sudão; a World Trade Organization, que analisou a disputa comercial entre China e Estados Unidos; e o United Nations Security Council, voltado ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.

Banner

Dentro desse ambiente diplomático, cada estudante encontrou um espaço para se posicionar e viver na prática o papel de negociador internacional. Para Samuel Taunay, que integrou o comitê African Union, o desafio foi mergulhar em um dos conflitos mais complexos da atualidade. “Acredito que seja muito importante participar desses eventos, especialmente porque temos a oportunidade de praticar uma língua estrangeira enquanto aprendemos sobre temas relevantes do mundo. Para me preparar, estudei as posições políticas dos países do comitê, com foco especial na situação dos refugiados no Sudão”, contou.

O interesse em transformar essa vivência em carreira também guiou outros participantes. João Paulo Ayres de Britto, por exemplo, vê na experiência um passo concreto para seu futuro profissional: “Desejo cursar Relações Internacionais, e é por isso que estou aqui, para adquirir mais experiência”.

Já Maria Clara Sampaio, da 2ª série do ensino médio, encarou o desafio no comitê WTO. Para ela, a preparação intensa foi essencial para ganhar confiança no debate: “Eu me preparei estudando muito durante a semana, usando todos os guias que a Hayek nos disponibilizou. Tenho vontade de seguir uma carreira internacional e foi uma oportunidade maravilhosa estar aqui”.

A estudante Bárbara Ávila Chagas destacou a imersão linguística e cultural: “é uma oportunidade totalmente diferente. Pela imersão no inglês e pelo contato com alunos de outras escolas e perspectivas”.

Premiação

O vencedor da competição foi Átila Neto, 15 anos, que ganhou um Summer Camp na Cumberland University, no Tennessee (EUA). O programa inclui uma semana de curso em oratória e liderança, com certificado da universidade, além de visitas culturais a Washington, D.C., e Nova York.

Natural de Salvador, Átila soube do evento por meio de amigos das simulações acadêmicas. “Foi uma experiência incrível. Agradeço ao apoio da minha família, que me ajudou nas pesquisas e documentação. Me preparei realizando estudos e participei como delegado do Mali na União Africana”, contou o estudante. Ele também deixou um conselho para quem deseja participar de iniciativas como essa: “Treine a oratória e não tenha medo de discursar em público”.

Engajamento dos estudantes

Para Miguel Brasil, representante da Internationali Negotia e gestor da conferência, o engajamento dos alunos foi destaque. “Só o fato de os estudantes se inscreverem já demonstra esforço e disposição para sair da zona de conforto. Nos últimos dois dias eles produziram documentos, participaram ativamente e mostraram excelente desempenho. Todos nós saímos satisfeitos com o resultado”. Para ele, a importância da simulação vai além da certificação. “O principal benefício está no desenvolvimento de habilidades fundamentais para qualquer carreira: negociar, discutir e se portar como representante de uma visão clara. Isso é exigido em qualquer mercado, e aqui eles estão sendo muito bem preparados”.

Inovação Hayek

A Cumberland University é parceira oficial da Hayek no programa American College 2+2, que permite ao aluno iniciar a graduação no Brasil, cursar dois anos e concluí-la nos Estados Unidos, obtendo assim dois diplomas.

A professora Priscila Carvalho, da Escola das Nações, ressaltou a relevância de eventos como este promovido na Hayek e destacou o programa 2+2 da instituição. “A Hayek facilita o processo de transição acadêmica e abre portas para uma carreira internacional, que muitas vezes parece distante pelos meios tradicionais. É uma oportunidade para quem busca grandes sonhos”.

Para Andrea Taylor, diretora da Brasília International School (BIS), a parceria amplia horizontes. “A Hayek oferece algo que outras faculdades no Brasil não oferecem. Sou muito grata pelo interesse na nossa escola e pela oportunidade de meus alunos participarem. Nossa missão é preparar nossos estudantes para impactar positivamente o mundo”.

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.