Nascido em São Sebastião da Pedreira, região de Lisboa com pouco mais de 6 mil habitantes, Pedro Mafama conquistou o país graças a sua autenticidade. O artista ficou conhecido por misturar ritmos portugueses tradicionais como o fado, marchas e músicas de baile com o que há de mais contemporâneo na sonoridade global. Em 2023, o cantor fez mais de 70 shows, teve a música mais escutada de Portugal, “Preço Certo”, e foi a segunda personalidade mais pesquisada no Google, ficando atrás apenas do primeiro-ministro português.
Tudo começou no quarto de Pedro Mafama, onde ainda jovem produziu suas primeiras canções, passou a estudar arte contemporânea e criou uma marca de roupa. Com o tempo, entendeu que o seu lado musical era o mais forte, mas não abandonou suas paixões e uniu moda, música e arte na sua carreira como cantor profissional. As influências foram muitas: do piseiro até mesmo às sonoridades árabes e os ritmos que ouviu por toda sua infância em Portugal. Passeando entre passado e futuro, música eletrônica e tradicional, Pedro Mafama gosta do desafio de ser classificado.
A música brasileira também é forte influência para o artista, que tem entre suas principais inspirações nomes de diferentes gerações como Chico Buarque, Caetano Veloso, João Gilberto, Gloria Groove, Duda Beat, Rico Dalasam, Marina Sena, João Gomes, Pedro Sampaio e, claro, Cazuza, cantor que Mafama revistou ao lançar uma versão de “Exagerado”, completamente repaginada, em 2024.
Pedro Mafama comenta sobre o ídolo: “Penso que ele hoje olharia para ritmos como o Brega-funk e o piseiro com fascínio e seriedade, pois estes são dos gêneros mais experimentais e inovadores do mundo neste momento. Juntar Cazuza com Brega-Funk pareceu-me a melhor homenagem que lhe poderia fazer naquele momento, pois é cometer um sacrilégio de certa forma e imagino mesmo que possa ofender e incomodar muita gente, mas eu penso que é justamente fazendo gestos disruptivos que se homenageia Cazuza: qualquer coisa a menos do que isso não estaria ao nível daquilo que ele nos deixou.”
“Preço Certo”, single que faz parte do álbum “Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente” (2023), chegou a ser a música mais ouvida em Portugal e ultrapassou a marca de 30 milhões de streams nas plataformas digitais. No disco, o cantor se debruça nos bailes, marchas e rumbas portuguesas em melodias que dialogam com tradição e modernidade.
O sucesso recente permitiu que Pedro Mafama pudesse sonhar alto: “Em 2024 quero superar os limites do mercado português, seguir reinventando a música popular portuguesa e mostrar novos caminhos, criando ligações com artistas do mundo e explorando vários ritmos e sonoridades. Sempre traçando o meu próprio caminho.” O cantor quer provar que é possível alcançar um mercado global e vencer os limites do mercado da língua portuguesa – e tem conseguido. Mafama fez shows não só em Portugal, mas também na Espanha e Luxemburgo.
Redes Sociais – Pedro Mafama