Mais do que um evento marcado por grandes shows e uma programação infantil de destaque, o Funn Festival — reconhecido como o maior festival de inverno do Brasil — também se diferencia por sua forte atuação em prol da sustentabilidade. Dando continuidade às ações iniciadas em edições anteriores, o evento reafirma seu compromisso com o meio ambiente e com o bem-estar coletivo por meio de práticas sustentáveis e iniciativas de educação ambiental.
Entre as ações implementadas ao longo do festival estão:
Coleta Seletiva: Diversos pontos de coleta estão distribuídos pelo espaço do evento para facilitar a separação adequada dos resíduos.
Compostagem: Restos orgânicos provenientes dos estabelecimentos de alimentação são direcionados para compostagem, transformando resíduos em adubo para hortas locais.
Redução do uso de plásticos: Há um incentivo ao uso de materiais biodegradáveis e uma redução significativa de descartáveis plásticos entre os expositores.
Educação Ambiental: A equipe do evento e o público têm acesso a oficinas e palestras voltadas à conscientização ambiental e ao consumo responsável.
Essas iniciativas já resultaram na destinação correta de toneladas de resíduos recicláveis, evitando que cerca de 80% do lixo produzido fosse parar em aterros sanitários.
Workshop de Agrofloresta e Sustentabilidade
Como parte das ações educativas, um workshop com foco em agrofloresta e sustentabilidade foi realizado dentro do complexo do festival. O encontro contou com a participação de dois especialistas da área: Gabriel Cipriano, educador físico e agroflorestor e Andressa Marchi, nutricionista comportamental, erveira e agrofloresta.
Durante o bate-papo, os convidados explicaram como os sistemas agroflorestais contribuem para o aumento da umidade do solo, ajudam na captação de carbono e favorecem a regeneração ambiental. A agrofloresta, segundo os especialistas, é uma reprodução acelerada dos ciclos naturais da floresta com manejo humano, permitindo o desenvolvimento de plantas sem agrotóxicos e contribuindo para o equilíbrio climático.
O grupo ainda abordou os “6 Rs” da sustentabilidade — reunir, reduzir, reaproveitar, recusar, reciclar e repensar —, e explicou conceitos fundamentais como o de rizoma, que representa a conexão entre as plantas por meio das raízes, gerando um ecossistema mais resistente e integrado.
Ação prática com plantio coletivo
Na última quinta-feira, 29 de maio, um mutirão formado por colaboradores, parceiros e clientes do festival realizou o plantio de árvores nativas e muvucas — técnica de semeadura direta que mistura diferentes sementes de espécies arbóreas, arbustivas e leguminosas, favorecendo a restauração ecológica do solo, em uma chácara no Park Way.
Nos dias 23 e 24 de junho, o público presente no festival também foi convidado a participar do movimento, recebendo gratuitamente mudas e pacotes de muvucas para plantio em casa ou na comunidade.
“A proposta dessas ações é neutralizar parte das emissões de carbono geradas pelo festival, além de sensibilizar nossa equipe e o público para a importância de práticas sustentáveis no dia a dia. O projeto de agrofloresta, em especial, visa replicar o funcionamento da floresta nativa, promovendo biodiversidade e equilíbrio ecológico no Cerrado. Trata-se de uma iniciativa com impacto positivo, real, duradouro e transformador — tanto para o meio ambiente quanto para as futuras gerações”, finaliza Henrique Migras, um dos sócios do Funn Festival.
Os ingressos estão à venda no site oficial do evento: www.funnfestival.com.br. Clientes Cartões Caixa têm até 20% de desconto nos ingressos adquiridos no site. Horários e informações adicionais podem ser conferidas nas páginas @funnfestival @funnfestivalfamily.
SERVIÇO
Funn Festival 2025
Data: de 9 de maio de 2025 a 8 de junho de 2025
Local: Estacionamento 2, Parque da Cidade – Brasília/DF
Funcionamento:
Sexta – 18h à 2h
Sábado – 18h à 2h
Domingo – 8h às 23h
Ingressos à venda: www.funnfestival.com.br
Apresentação: Caixa Econômica Federal
Patrocínio: Ministério do Turismo e Governo Federal
Instagram: @funnfestival @funnfestivalfamily