No dia 16 de outubro, Brasília será uma das cinco capitais brasileiras a sediar o Global Donut Days 2025 (GDD 2025), mobilização internacional que conecta milhares de pessoas em todo o mundo em torno da Economia Donut, teoria da economista britânica Kate Raworth. O conceito propõe um modelo de prosperidade que garante o bem-estar humano sem ultrapassar os limites ecológicos do planeta.
A presença do evento na capital federal reforça o papel do Brasil como protagonista no movimento global por novas economias. Em 2025, a programação local conta com duas atividades gratuitas: um seminário no Instituto Federal de Brasília (10h), voltado a alunos, que discute os desafios e oportunidades de empreender nas periferias a partir das lentes das novas economias; e uma oficina aberta ao público no Impact Hub (16h), que reúne startups, empresas de impacto e organizações do ecossistema para explorar práticas regenerativas e colaborativas nos negócios.
O encontro ganha relevância por aproximar o tema da Economia Donut de políticas públicas e do desenvolvimento de negócios de impacto. Em especial, o seminário no Instituto Federal de Brasília destaca a realidade dos territórios periféricos, reforçando a importância de Brasília como espaço estratégico de articulação.
“O Brasil vem se destacando de forma muito positiva nos últimos Global Donut Days, o que traz um holofote para nosso país e cultura. Em Brasília, vamos aprofundar a abordagem das novas economias no contexto dos pequenos negócios e dos territórios periféricos”, afirma Carol Tomaz, economista e cofundadora do Donut Brasil.
Brasília (16/10)
Seminário gratuito, exclusivo para alunos:
-
16/10 – Instituto Federal de Brasília (10h): Novas Economias na quebrada. Mesa com empreendedores da periferia sobre os desafios e oportunidades de empreender pelas lentes das novas economias
Oficina gratuita:
-
16/10 – Impact Hub Brasília (16h): Donut para Negócios de Impacto Regenerativo. Reúne startups, empresas de impacto e organizações do ecossistema.
Participantes confirmados: Carol Tomaz (Donut Brasil), Ana Lavaquial (Donut Brasil), Luiz Bonvini (Impact Hub Network) e Lorena Costa (consultora socioambiental).
Link inscrição: https://www.sympla.com.br/
O movimento Global Donut Days
Sobre o Global Donut Days
O Global Donut Days (GDD) nasceu como uma plataforma aberta e colaborativa, reunindo milhares de pessoas no mundo todo em ações conectadas à teoria da Economia Donut, criada pela economista britânica Kate Raworth. O conceito propõe um novo modelo de prosperidade, em que o bem-estar humano é garantido sem ultrapassar os limites ecológicos do planeta.
Guiado pelos valores de inclusão, acessibilidade e colaboração — e pela tagline global Local action, global connection —, o festival reúne governos, comunidades, jovens ativistas e organizações em atividades que acontecem simultaneamente em diversos países.
Esta será a 3ª edição do Global Donut Days no Brasil, consolidando o país como um dos protagonistas do movimento. Em 2024, o GDD mobilizou 14 cidades brasileiras, em 8 estados, com a participação de 1.249 pessoas entre participantes e voluntários e mais de 60 horas de atividades que uniram rodas de conversa, mutirões, feiras e experiências culturais. Em 2025, o Brasil se destaca novamente ao sediar encontros em cinco capitais — Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Florianópolis —, fortalecendo o papel do país no movimento global por novas economias.
O evento também acontece a menos de um mês da COP30, em Belém, conectando-se diretamente à agenda de sustentabilidade e desenvolvimento que estará no centro do debate internacional.
Em 2025, o Brasil consolida sua participação no movimento, ocupando espaço de destaque pela diversidade de iniciativas e pela potência de seus territórios e comunidades. Ana Lavaquial, cofundadora do Donut Brasil, afirma: “Diante de tantas urgências ecosociais, o Donut oferece algo raro: esperança com método, visão com prática e uma forma de transformar esses desafios em ação coletiva. O Dias Donut Global é um momento único para reunir pessoas, ideias e práticas que mostram que outra economia já está acontecendo. Do Rio de Janeiro ao mundo, queremos inspirar caminhos que coloquem a vida no centro das decisões e conectar vozes locais a uma rede global capaz de transformar urgências ecosociais em mudanças reais.”
Sobre o DEAL
Doughnut Economics Action Lab (DEAL) é uma organização cofundada como Empresa de Interesse Comunitário em julho de 2019 por Kate Raworth e Carlota Sanz, cuja razão de ser é apoiar Agentes de Mudança em todo o mundo – em comunidades, educação, cidades e regiões, empresas, governo e muito mais – que estão aplicando as ideias da Economia Donut em ações transformadoras e com o objetivo de provocar mudanças sistémicas. Hoje é uma comunidade de mais de 15.000 pessoas.