Presente no portfólio de Inovini (divisão de vinhos de Aurora Fine Brands) desde o ano 2000, Louis Latour detém a maior extensão de vinhedos Grand Cru na região da Borgonha e é a principal referência em vinhos desta região francesa no Brasil. A parceria de sucesso entre a Maison e Inovini se expandiu ao longo dos anos e, agora, cresceu mais uma vez com a chegada do Côte de Beaune-Villages, totalizando 21 rótulos de Louis Latour no portfólio da importadora.
Localizada na parte sul do Côte d’Or, na Borgonha, a Côte de Beaune caracteriza-se por estações climáticas bem marcadas – ideais para manter a acidez e elegância do vinho –, bem como o solo predominantemente argilo-calcário, o qual favorece o cultivo da Pinot Noir. Com isso, os vinhos da apelação apresentam aroma de frutas vermelhas frescas, violeta e toques sutis de especiarias e, na boca, trazem taninos macios, acidez viva e final harmonioso, considerado como uma boa introdução aos tintos da região da Borgonha.
A denominação Côte de Beaune-Villages aplica-se exclusivamente a vinhos tintos de 16 comunas da Côte de Beaune, incluindo Saint-Aubin, Pernand-Vergelesses e Auxey-Duresses. A Maison Louis Latour seleciona cuidadosamente as uvas mais representativas da denominação para produção do vinho.
Ficha Técnica
Louis Latour Côte de Beaune-Villages (preço sugerido: R$ 450)
Tipo: tinto seco.
Uva: Pinot Noir; vinhas com idade média de 25 anos; colheita manual.
Vinificação: Tradicional em cubas abertas.
Amadurecimento: 10-12 meses em cubas de inox e barricas de carvalho francês (tosta média).
Graduação alcoólica: 13,0%
Cor: Vermelho-rubi brilhante.
Aroma: Cereja, framboesa, violeta e toques sutis de especiarias.
Sabor: Taninos macios, acidez viva e final harmonioso; com corpo leve a médio.
Sugestão de harmonização: Carne grelhada, charcutaria e queijos maduros. Servir a 14-15°C.
Potencial de guarda: 3-5 anos
