As inscrições para artistas interessados em compor a programação do Encontro da Arte – Cultura, Inclusão e Saúde Mental (EDA) 2025 terminam nesta sexta-feira (26). Reconhecido como um dos principais eventos culturais do Distrito Federal, o encontro promove arte, cidadania e saúde mental em diferentes linguagens. A edição deste ano será realizada nos dias 6 e 7 de novembro, no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UnB), reunindo artistas, pesquisadores e coletivos de todo o país.
Entre as categorias abertas para participação, está a feira de Economia Solidária e Criativa, que valoriza produtos autorais e de impacto social, as apresentações artísticas, que recebem performances de canto, dança, teatro, música e outras expressões, o concurso de poesia, que da voz a novos poetas e selecionará textos para publicação em meios digitais e os trabalhos científicos, voltados a experiências que unem arte e saúde mental.
Criada durante a pandemia, a categoria Conexão EDA também está mantida. Realizada de forma totalmente online, ela permite que artistas e instituições de fora do Distrito Federal participem por meio de fotos e vídeos divulgados no Instagram oficial do evento, ampliando o alcance da iniciativa.
Além da programação artística e científica, o evento reforça sua dimensão solidária. Durante os dois dias, serão arrecadados alimentos não perecíveis (exceto sal), que serão destinados ao Instituto Saber Amar para organização e distribuição a pessoas acolhidas pela instituição.
Nesta edição, o Encontro da Arte – Cultura, Inclusão e Saúde Mental (EDA) é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e destaca a importância de unir criação, cidadania e saúde mental em um espaço democrático e colaborativo.
Sobre
Criado em 2013 pela terapeuta ocupacional Alessandra Rizzi, o Encontro da Arte – Cultura, Inclusão e Saúde Mental (EDA) tem como objetivo ampliar o cuidado em saúde mental por meio da arte, fortalecendo-a como ferramenta terapêutica e de inclusão social.
Sem fins lucrativos e aberto à comunidade, o EDA reúne produções artísticas de pessoas em sofrimento psíquico, que deixam o papel de pacientes para assumir o de protagonistas. Em cada edição, o encontro promove integração entre serviços de saúde, instituições de ensino, ONGs e coletivos culturais, transformando vivências em poesia, música, dança e outras expressões que aproximam a sociedade da dimensão humana da saúde mental.
Serviço – EDA 2025
Dias: 06 e 07 de novembro
Local: Centro Comunitário Athos Bulcão – UnB
Inscrições abertas para artistas até 26 de setembro pelo link – https://docs.google.com/forms/
Doação sugerida: alimentos não perecíveis (exceto sal), destinados ao Instituto Saber Amar