Início » Linguagens distintas da arte regional circulam pelo DF

Linguagens distintas da arte regional circulam pelo DF

Música, cinema, teatro, literatura, declamação de poesia, oficinas e artes visuais reunidos em uma caravana cultural com a curadoria do Mestre Repentista Chico de Assis

Por etc
0 Comentário
Linguagens distintas da arte regional circulam pelo DF

 Há 30 anos realizando projetos culturais por todo o DF com o objetivo levar cultura e conhecimento à população, o Mestre Repentista Chico de Assis convidou renomados artistas para apresentações em Ceilândia, Santa Maria, Taguatinga, Estrutural, Vila Telebrasília e Samambaia.

Para esta, que reúne artistas de peso representando vertentes distintas. Chico vai estar acompanhado dos Rappers GOG, Markão Aborígine, Rapadura Xique-Chico, Marquim, Edbugue e Japão Viela 17, dos repentistas João Santana e Valdenor de Almeida, das declamadoras Lília Diniz e Margô Oliveira, do mímico Miqueias Paz, da dupla sertaneja Eliane e Alcimar, do grupo de forró Fuzuê Candango, da cantora Márcia Ferreira, dos grupos de mamulengo Presepada e Fuzuê, e do cordelista Donzílio Luiz de Oliveira.

Todas e todos, são artistas que vivem na periferia do DF e fazem de sua arte um meio de comunicação em prol de uma sociedade mais justa e do empoderamento das minorias. Pilares que se alinham aos conceitos do projeto Pegada de Ritmos e que conta com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF.

 

Banner

Enquanto na música o Pegada de Ritmos traz o Rap, o Repente, o Forró, o Sertanejo, o Carimbó e a Lambada, nas artes visuais tem uma oficina de Xilogravura, com Valdério Costa. A literatura chega com a distribuição de 2 mil exemplares de livretos de Poesia de Cordel e o Audiovisual com a projeção de nove filmes, sendo animações e documentários cujos roteiros dialogam com as artes regionais.

A mostra audiovisual é realizada em escolas públicas, com a exibição de “Cantoria na França”, “O Lobisomem e o Coronel”, “Tecendo o Repente”, “Recriando o Repente”, “O Rap pelo Rap”, “Cada Canto um Rap, Cada Rap um Canto”, “De Repente: Poetas de Rua”, “O Boi do Mamulengo” e “Mamulengo nas Linhas da Mão”. Todos são nacionais e não foram exibidos nos cinemas convencionais.

“Nossa ideia é constituir um elemento chave na democratização do acesso aos bens e serviços culturais, bem como uma alternativa aos massivos apelos midiáticos e canais consolidados da indústria do entretenimento”, detalha Chico. As sessões são precedidas de apresentação de repentistas e seguidas de um bate-papo.

Para Chico de Assis, nascido em Alexandria, Rio Grande do Norte, que veio para Brasília em 1994 e se radicou em Ceilândia, onde atua como militante da cultura, o Pegada de Ritmos visa, sobretudo, “promover o encontro entre segmentos culturais e o reencontro com a poesia popular presente nas variadas linguagens artísticas que compõem a identidade cultural do Distrito Federal”, justifica.

 

O Pegada de Ritmos começou em junho deste ano com o Rapper GOG, os repentistas Chico de Assis e João Santana e o grupo de forró Fuzuê Candango. Todas as noites do proejto terão como apresentadora Maria Lucimar, Mauriceia Lopes e Ilson Lopes como intérpretes de Libras, e haverá a distribuição de Literatura Cordel assinada por Donzílio Luiz e com ilustrações de Valdério Costa.

 

A programação será retomada dia 4 de novembro, no Complexo Cultural Samambaia com a dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana, o Mamulengo Presepada e o Rapper Markão Aborigene, a partir da 20h. no dia 10 de novembro, a partir das 10h AM, na Feira Permanente da QNL de Taguatinga, se apresentam Chico de Assis e João Santana, o Rapper Japão Viela 17 e a dupla sertaneja Eliana e Alcimar. Encerrando o mês, dia 16 de novembro, Chico de Assis e João Santana, o rapper Rapadura e as declamadoras Margô Oliveira e Lília Diniz, se apresentam a partir das 20h no Espaço Cultural Pé DiReitO da Vila Telebrasília.

 

A Mostra Audiovisual tem como salas de exibição: o Centro de Ensino Especial 1, o Centro Educacional 11, a Escola Classe 18, e o Centro de Ensino Fundamental 25. Uma sessão especial aconteceu no Centro Comunitário do Idoso Luísa de Marilac, também em Ceilândia. Por fim, a Casa do Cantador abrigou residência de duas oficinas, sendo: de Rimas e Poesia em RAP e Repente, com Rapadura Xique-Chico e João Santana, e de Xilogravura, com Valdério Costa. Para ambas, o público convidado foi de estudantes da Rede Pública de Ensino e comunidade local. Como conclusão do Pegada de Ritmos, será produzido um minidocumentário a ser veiculado nas redes.

 

 

Agenda de shows do Pegada de Ritmos:

 

Complexo Cultural Samambaia, dia 4 de novembro de 2024, às 20h, com os repentistas Chico de Assis e João Santana, Mamulengo Presepada e RAP com Markão Aborigene

 

Feira Permanente da QNL de Taguatinga, no dia 10 de novembro de 2024, às 10h, com os repentistas Chico de Assis e João Santana, Dupla Sertaneja Eliane e Alcimar e RAP com Japão Viela 17

 

Espeço Cultural Pé DiReitO da Vila Telebrasília, no dia 16 de novembro de 2024, às 20h, com os Repentistas Chico de Assis e João Santana, declamadoras Lília Diniz e Margô Oliveira e RAP com Rapadura.

 

As mostras de Audiovisual estão acontecendo em escolas.

 

Projeto já realizou shows:

 

Na Casa do Cantador, dia 29 de junho de 2024, com os repentistas Chico de Assis e João Santana, Grupo de forró Fuzuê Candango e RAP com GOG e Banda;

 

Na Feira Livre da Cidade Estrutural, 20 de outubro de 2024, com os repentistas Chico de Assis e João Santana, Mamulengo Fuzuê e RAP com Marquim e Edbug do Tropa de Elite;

 

Na Feira Permanente de Santa Maria, dia 27 de outubro de 2024, com os repentistas Chico de Assis e Valdenor de Almeida, Mímica com Miqueias Paz e Márcia Ferreira e Banda;

 

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedadelocal,moda e, e como o próprio nome sugere, e“muito mais”.