Início » Maio Laranja 2025 reforça luta contra a violência sexual infantil

Maio Laranja 2025 reforça luta contra a violência sexual infantil

Instituto Sabin amplia diálogo sobre proteção da infância com ações de conscientização, escuta e acolhimento

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Maio Laranja 2025 reforça luta contra a violência sexual infantil

O mês de maio é nacionalmente reconhecido pela campanha Maio Laranja, que busca conscientizar a sociedade sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes — uma das formas mais graves de violação de direitos da infância. A mobilização, que une instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil, tem como foco a prevenção, o enfrentamento e a promoção de ambientes seguros para o desenvolvimento saudável de meninas e meninos em todo o país.

 

Engajado nessa causa, o Instituto Sabin, responsável pelo investimento social privado do Grupo Sabin, realiza uma ampla programação voltada especialmente para os colaboradores da empresa e as organizações sociais do seu ecossistema, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar em torno da construção de uma cultura de cuidado, escuta e proteção. As ações combinam iniciativas informativas, interativas e de escuta qualificada.

 

Banner

“Acreditamos que o enfrentamento da violência sexual começa com a informação e o diálogo. Nosso papel é ajudar a construir espaços seguros, em que esse tema tão sensível possa ser tratado com responsabilidade e acolhimento”, afirma Gabriel Cardoso, gerente Executivo do Instituto Sabin.

 

Uma das iniciativas é a instalação de QR codes em locais estratégicos nas unidades da empresa, em parceria com o time de Diversidade e Inclusão do Grupo Sabin, nos quais os colaboradores são convidados a acessar conteúdos informativos sobre o cenário da violência sexual no Brasil, produzidos pelo Movimento Violência Sexual Zero, com vídeos do Instituto Liberta, estrelados por Fátima Bernardes e Denise Fraga.

 

Até o final do mês, conteúdos da campanha Pode Ser Abuso 2025 (Fundação Abrinq) e Facabonito.org serão compartilhados no portal de voluntariado do Instituto Sabin, incentivando o engajamento da rede de voluntários e da comunidade.

 

Como símbolo de apoio à causa, a sede do Grupo Sabin recebeu iluminação na cor laranja, reforçando a importância da conscientização da proteção da infância e adolescência. 

 

Programação Maio Laranja aberto ao público

 

Como parte da campanha Maio Laranja 2025, o Instituto Sabin convida o público a se engajar em ações de conscientização e proteção da infância. Baseado na Escala de Avaliação da Comunicação na Parentalidade (COMPA), o quiz “Código Aberto: Pais e Filhos”, incentiva pais e filhos a refletirem sobre os vínculos afetivos, a qualidade da escuta e os desafios da convivência familiar como forma de prevenção. O quiz interativo está disponível no site www.maiolaranja.institutosabin.org.

 

Além disso, a campanha também contará com uma live especial no dia 23 de maio, que trará especialistas em proteção infantojuvenil e comunicação digital para um bate-papo sobre os riscos e sinais de violência no ambiente online, além de orientações para famílias, educadores e redes de apoio. A transmissão será ao vivo pelo canal do Instituto Sabin no YouTube.

 

Já no dia 29 de maio, é dia do evento “Faça Bonito 2025”, com uma palestra magna e uma roda de conversa com especialistas da segurança pública e da sociedade civil. Os temas centrais serão a linguagem digital entre jovens e a criação de espaços seguros contra a violência sexual infantil. As inscrições estão abertas em: www.facabonito2025.eventbrite.com.br

 

Ludotecas 

 

Com o objetivo de qualificar o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente vítimas ou testemunhas de violência, o Instituto Sabin criou, em 2008, o Projeto Ludoteca. A iniciativa oferece suporte a profissionais das áreas de saúde, justiça, assistência social e segurança pública por meio da implementação de salas ambientadas com brinquedos, jogos, livros e materiais lúdicos.

 

Em 2024, a instituição alcançou a marca de 122 ludotecas implementadas em diferentes regiões do país. Os espaços proporcionam um ambiente seguro e acolhedor para oitivas, escutas especializadas e acompanhamentos terapêuticos.

 

Ainda neste ano, estão previstas novas instalações em Boa Vista, Belém, Brasília, Blumenau, Cuiabá, Manaus, Gurupi e Palmas. Também estão programadas reformas e melhorias em unidades já existentes nas cidades de Brasília, Anápolis, Ribeirão Preto e Salvador.

 

Além de promoverem vínculo, segurança e reparação emocional, as ludotecas atuam como ferramentas de apoio à escuta especializada, em consonância com as políticas públicas de proteção à infância.

 

Sobre o Instituto Sabin 

 

Há 20 anos, o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Organizado como uma Oscip, com sede em Brasília e atuando em 14 estados e no Distrito Federal, o instituto tem missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social.  Saiba mais no site.

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.