Início » “Panorama Onio 1980” celebra 25 anos de trajetória do artista visual Onio com exposição gratuita

“Panorama Onio 1980” celebra 25 anos de trajetória do artista visual Onio com exposição gratuita

Mostra tem visitação de 31 de outubro a 14 de dezembro no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul

Por ETC Comunicação
0 Comentários
“Panorama Onio 1980” celebra 25 anos de trajetória do artista visual Onio com exposição gratuita
artista visual Adriano Cinelli, conhecido como Oniocelebra 25 anos de trajetória na arte urbana com “Panorama Onio 1980”. O projeto, que incluiu ações formativas, culturais e afirmativas, tem como ápice uma exposição panorâmica na galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), na 508 Sul, com visitação de 31 de outubro a 14 de dezembro. A entrada é gratuita e acessível.


A mostra reunirá cerca de 40 obras, entre pinturas, colagens, gravuras e peças do acervo pessoal do artista, como fotografias, fanzines e objetos que marcaram sua trajetória. Além das obras inéditas, o público poderá conhecer registros das fases que construíram o estilo de Onio, influenciado pelo skate, pelo hip hop e pela vivência nas ruas da capital.

O projeto “Panorama Onio 1980” incluiu a criação de dois murais artísticosum no próprio ECRR e outro no Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho II, além da doação de três obras do artista a espaços públicos do DF, fortalecendo o vínculo entre arte, cidade e comunidade.

Todas as ações contam com acessibilidade arquitetônica e comunicacional, com audiodescrição via QR Code e intérprete de Libras (mediante agendamento).

Atividades Formativas
Duas oficinas gratuitas de Colagem Automática, abertas a jovens e adultos, compõem as atividades formativas de “Panorama Onio 1980”. Uma das oficinas já foi realizada em Sobradinho II e a outra será ministrada no Espaço Cultural Renato Russo, com duração de 3h e emissão de certificados.

Panorama Onio 1980” é uma realização da Pupila Experiências Criativas, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), e reafirma o compromisso de promover a arte urbana local, democratizar o acesso à cultura e valorizar a produção autoral independente.

Sobre o artista
Adriano Cinelli, o Onio, é um dos principais nomes da arte urbana de Brasília. Iniciou sua trajetória na década de 1990, influenciado pela cultura do skate e do hip hop, e foi um dos fundadores do grupo SRC (Subversão de Rua Crew), que marcou a cena do grafite na capital. Com uma linguagem visual única, transita entre o muralismo, o desenho, a pintura, a serigrafia e a colagem. Onio já realizou intervenções em diversas cidades brasileiras e no exterior, como Amsterdam, Berlim, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro, e participou de mostras como “Transfer” e a “Bienal de Graffiti GFA” (SP).

Sobre a Pupila
A Pupila Experiências Criativas é uma iniciativa brasiliense dedicada a desenvolver projetos de arte, cultura e educação com foco em inovação social e transformação comunitária. Criada para fomentar processos criativos inclusivos, a Pupila atua com formações, oficinas, produções culturais e consultorias, valorizando a diversidade, a economia criativa e o protagonismo feminino. Entre suas ações, estão projetos que unem arte e saúde mental, capacitando mulheres em vulnerabilidade social e ampliando suas possibilidades de autonomia e inserção no mercado criativo.

Serviço
Projeto “Panorama Onio 1980
Local: Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul
Visitação: 31 de outubro a 14 de dezembro, de terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada Gratuita
Atividades: exposição e oficina de colagem
Acessível (arquitetura, audiodescrição e Libras)

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.