No mês de férias, o Circo Teatro Udi Grudi abre nova temporada do inventivo Parque Diversom, no Parque da Cidade. A atração, que vai ocupar o estacionamento 10, fica aberto ao público até 30 de julho e é destinada a crianças de todas as idades e adultos, com acesso livre.
O DiverSom é composto por brinquedos de parquinho infantil acoplados a aparatos sonoros que são acionados pelo movimento do brincante e despertam a percepção auditiva pela associação de sons e movimentos.
Os brinquedos ganham nomes musicais. O balansom é um conjunto de balanços que tem, na parte superior, aparatos sonoros similares ao violão e à marimba. Já o escorregatom é um escorregador duplo e em cada um há um carrilhão microtonal, que são placas de alumínio, que podem ser tocados com uma das mãos ao escorregar. A tradicional gangorra, ao subir e descer, toca melodias em cascata. O brinquedo é formado por caixas em forma de ampulheta contendo no seu interior barras de alumínio e bolinhas de gude. O Castelo Sonoro, o remassom e o hélissom também compõem o DiverSom.
Iniciativa de Márcio Vieira e Luciano Porto, ambos integrantes do Udi Grudi, o parque foi criado em 2016, fruto de um projeto que englobava uma exposição temática sobre o som, abordando aspectos da História, da Acústica e da Música em um playground sonoro.
Circo Teatro Udi Grudi
O Circo Teatro Udi Grudi celebra, em 2023, seus 40 anos de existência, trajetória marcada pela inventividade e criação de linguagem própria. Luciano Porto, Marcelo Beré e Márcio Vieira são pioneiros na proposta do ‘Novo Circo’ em Brasília. A história da companhia, fundada em 1982, funde-se com a história da Capital Federal, tendo contribuição importante para a construção da identidade sócio-cultural da cidade.
Udi Grudi é um dos mais antigos grupos de circo-teatro contemporâneo do Brasil. O grupo norteia seu trabalho pela investigação e criação de espetáculos originais. Ao longo dos anos tem desenvolvido uma linguagem própria baseada no clown, no teatro experimental e na música.
A trupe traz em sua bagagem a vivência de um circo tradicional onde apresentavam comédias e dramas do circo-teatro, além de números como malabarismo, acrobacias, passeio-aéreo, corda indiana, show radiofônico e trapézio de vôos. Nos palcos e picadeiros, os clowns tocam e cantam, os cenários viram instrumentos, e a dramaturgia é baseada na imagem e na sonosfera.
Em 1998, a diretora Leo Sykes integra o grupo dirigindo os palhaços do Udi Grudi na nova peça O Cano. O espetáculo gerou grande visibilidade ao grupo, que ficou conhecido internacionalmente.
Link de fotos: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/12is36FdWrTKbhK3GhpwLimRDcbZWoArq
Link de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Z9Xf7p1NO04&t=4s
Gostou desta matéria? Entre em contato conosco.
Serviço: Parque DiverSom
Local: Estacionamento 10 do Parque da Cidade, próximo à lagoa dos Pedalinhos
Aberto ao público, de 08 a 30/07