Início » Programação cultural da BDB traz eventos imperdíveis em fevereiro

Programação cultural da BDB traz eventos imperdíveis em fevereiro

Recital poético, workshop de música, exposição sobre as mulheres na construção de Brasília, e muito mais

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Programação cultural da BDB traz eventos imperdíveis em fevereiro
A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, inicia fevereiro com uma programação cultural vibrante, trazendo literatura, música, cinema, artes manuais e história em uma série de eventos acessíveis e gratuitos. Com parcerias institucionais, as atividades prometem envolver o público com experiências enriquecedoras e momentos de troca cultural.
No dia 4 de fevereiro, o recital poético “Escritoras da Irlanda e do Brasil” promove um encontro entre as obras da irlandesa Nidhi Zak/Aria Eipe e da brasiliense Marina Mara. A celebração, que homenageia o Dia de Santa Brígida, contará com declamações em inglês, português e Libras, além de uma apresentação especial de música celta e percussão brasileira. O evento, marcado para as 19h, será mediado pela professora Michelle Alvarenga e contará com tradução em Libras de Lira Matos.
Já no dia 5 de fevereiro, às 19h30, o produtor musical Samuel Mota conduz um workshop sobre produção musical utilizando a ferramenta Ableton Live. A oficina, voltada para DJs, músicos e beatmakers, oferecerá uma introdução prática ao software e incluirá uma demonstração ao vivo, proporcionando uma experiência imersiva para os participantes.
Para os entusiastas das artes manuais, o dia 6 de fevereiro, às 19h, reserva a edição especial do CINE CRAFT, com iniciativa que há nove anos fomenta a troca de saberes entre artesãos do DF. Durante o encontro, será exibido o filme “Filhos de João, O Admirável Mundo Baiano”, dirigido por Henrique Dantas. O documentário oferece um panorama na trajetória do grupo Novos Baianos e na influência do mestre João Gilberto na música popular brasileira dos anos 60 e 70, sendo uma inspiração cultural para todos.
Já no dia 12 de fevereiro, às 15h, crianças e famílias são convidadas para a visita guiada “A História das HQs”, um mergulho no universo das histórias em quadrinhos com ênfase na diversidade e na empatia. O evento será finalizado com um espetáculo circense protagonizado pelo palhaço Seu Cocó, que trará surpresas e diversão para o público.
A programação segue com a exposição “Memórias Femininas da Construção de Brasília”, que acontece entre 20 de fevereiro e 20 de março. A mostra, curada pela historiadora Tânia Fontenele, resgata a trajetória das mulheres pioneiras que ajudaram a erguer a capital. A abertura contará com o espetáculo musical “Como La Cigarra”, do grupo Merceditas, em homenagem à força feminina na arte latino-americana. A exposição ficará disponível na Galeria da Biblioteca Demonstrativa, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Por fim, no dia 22 de fevereiro, das 16h às 21h, a Ocupação AVÁ Editora traz debates, palestras e um sarau, destacando a literatura independente e promovendo reflexões sobre narrativas periféricas e decoloniais. O evento contará com palco aberto, shows musicais e emissão de certificados para os participantes. A atividade será transmitida pelo canal oficial da @bdbcultural no YouTube.
Segundo a coordenadora cultural da BDB, Marina Mara, a programação da Biblioteca Demonstrativa está cada vez mais plural e inclusiva, reafirmando o compromisso da BDB com a difusão cultural e o fortalecimento da cena artística local. “Nosso objetivo é criar um espaço de encontro, troca e valorização da diversidade, onde todas as vozes tenham vez e todas as expressões culturais encontrem seu lugar”, ressalta.
Funcionamento da Biblioteca Demonstrativa
Todas as atividades culturais da BDB são abertas ao público em geral e inteiramente gratuitas. Além desses eventos, a BDB oferece amplos espaços para estudo individual com acesso Wi-Fi gratuito e um telecentro para aqueles que não dispõem de um computador, bem como uma área infantil acolhedora, com Gibiteca e HQs para todas as idades.
Os livros podem ser emprestados à comunidade mediante cadastro no balcão da Biblioteca, levando documento de identificação e comprovante de residência. Cada pessoa pode levar até 3 livros por vez, por empréstimo, com devolução em até 15 dias, podendo renovar se não houver reserva de outro usuário. A BDB fica localizada na EQS 506/507, Asa Sul, em Brasília-DF, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para mais informações, acesse as redes sociais da @bdbcultural no Instagram e no Facebook.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.