As comemorações da segunda quinzena de julho da Biblioteca Demonstrativa incluem o Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho, e o Dia dos Trabalhadores Rurais e o Dia Mundial da Agricultura Familiar, no dia 25 de julho. A iniciativa reafirma o compromisso da programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, com a promoção e divulgação da diversidade cultural e a valorização das manifestações artísticas do país. Confira abaixo as informações de datas e horários das atividades:
De 15 a 26 de julho, das 8h às 18h, a Biblioteca Demonstrativa (EQS 506/507, Asa Sul), apresenta a exposição literária “Rock ‘n Roll” com uma coleção de livros sobre o gênero musical que mudou o mundo. A mostra é uma oportunidade única para os amantes do rock explorarem obras que contam a história e a influência dessa importante vertente cultural, que estão disponíveis para leitura e empréstimo na Biblioteca Demonstrativa.
No dia 18 de julho, às 19h30, o Auditório da Biblioteca Demonstrativa será palco de uma apresentação do Maestro Renio Quintas e Trio. Na ocasião, o trio interpretará composições autorais que incluem temas de três longa-metragens para os quais criou as trilhas sonoras e, também, fará homenagem à Brasília, onde o maestro vive desde 21 de abril de 1960, vindo do Rio de Janeiro, e apoiou reconhecidamente a consagração do rock clássico da cidade, que ultrapassou regiões, fronteiras e países.
Já no dia 19 de julho, às 18h30, o Cine BDB apresenta o documentário “Rock Brasília – Era de Ouro”, dirigido por Vladimir Carvalho. Com duração de 80 minutos, o filme retrata a cena rockeira da capital federal durante os anos 80, revisitando memórias e influências que marcaram a época e até hoje são celebradas.
Também de 15 a 26 de julho, das 8h às 18h, para homenagear os trabalhadores do campo, a Galeria da BDB receberá a exposição de arte “Cultura Campesina: MST 40 anos”. A mostra celebra as quatro décadas de luta, atuação e conquistas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por meio de obras artísticas que retratam a vida e a cultura campesina. A coordenadora da Programação Cultural, uma parceria da BDB com o Instituto Incluir, Vanessa Sanches, lembra que “a exposição demonstra a arte que brota do sentimento e do pensamento do povo que vive e produz no campo e busca retratar a trajetória do movimento que deu protagonismo à voz dos trabalhadores campesinos brasileiros”.
Como parte das comemorações do Dia dos Trabalhadores Rurais e Dia Mundial da Agricultura Familiar, a Biblioteca Demonstrativa receberá o assentamento Canaã, de Brazlândia, no dia 25 de julho, das 8h às 18h, para realizar a Feira Agroecológica da BDB, que reunirá produtores locais e oferecerá produtos frescos e orgânicos diretamente da terra ao consumidor, sem agrotóxicos e com manejo sustentável. Será uma oportunidade também para os usuários da biblioteca e comunidade interessada trocarem ideias com os agricultores sobre os produtos, plantio e formas de preparo.
Ainda no dia 25 de julho, Dia do Escritor, às 15 horas, o Auditório da BDB sediará a roda de conversa “Proteção Literária: entenda os Direitos Autorais”, com os técnicos Patrícia Monturil e João Guilherme Duarte, que representam o Posto do Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional, localizado na BDB. O evento presencial, que também será transmitido pelo canal oficial da @bdbcultural no YouTube, discutirá questões fundamentais sobre direitos autorais, oferecendo esclarecimentos e orientação aos participantes.
O coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho, destaca que “o Escritório está em pleno funcionamento na BDB e em condições para atender aos escritores, músicos e roteiristas para o registro de obras escritas. Convidamos a comunidade interessada para entender sobre os procedimentos e a importância da proteção dos direitos autorais. Essa é uma importante oportunidade”.
Funcionamento da Biblioteca Demonstrativa
Todas as atividades culturais da BDB são abertas ao público em geral e inteiramente gratuitas. Além dessas atividades, a BDB oferece amplos espaços para estudo individual com acesso Wi-Fi gratuito e um telecentro para aqueles que não dispõem de um computador, bem como uma área infantil acolhedora, com Gibiteca e HQs para todas as idades.
Os livros podem ser emprestados à comunidade mediante cadastro no balcão da Biblioteca, levando documento de identificação e comprovante de residência. Cada pessoa pode levar até 3 livros por vez, por empréstimo, com devolução em até 15 dias, podendo renovar se não houver reserva de outro usuário. A BDB fica localizada na EQS 506/507, Asa Sul, em Brasília-DF, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para quem quiser ficar por dentro da programação cultural da BDB, é possível acompanhar pelas redes sociais oficiais no @bdbcultural no Instagram, Facebook e YouTube.
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração Nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
