Início » Projeto Cores da Diversidade realiza ação formativa com estudantes do Paranoá

Projeto Cores da Diversidade realiza ação formativa com estudantes do Paranoá

Iniciativa promove Mostra Cultural com resultado das oficinas de Escrita Imaginativa, Capoeira Angola, Tintas Naturais, Desenho e Argila

Por etc
0 Comentário
Projeto Cores da Diversidade realiza ação formativa com estudantes do Paranoá

“O futuro é ancestral.” A partir da premissa de Ailton Krenak, o projeto Cores da Diversidade leva a estudantes do 8º ano do Centro de Ensino Fundamental 01 do Paranoá oficinas artísticas e sensoriais, voltadas ao fazer criativo, à brincadeira e à sensibilização quanto às origens afro-brasileiras e indígenas, trabalhando também a inclusão e o respeito às diferenças . No dia 14 de junho, será realizada a Mostra Cultural,  com exibição de fotos e vídeos do projeto, roda de capoeira e exposição do trabalho artístico elaborado pelos estudantes ao longo das atividades.

De acordo com uma das idealizadoras do projeto, Flávia Lucci, a ação formativa tem como objetivo promover o acesso a ferramentas de produção aos estudantes  e o conhecimento acerca de quem são e de onde vieram. No dia 7 de junho, será realizada uma imersão no Sítio Vale das Flores, onde os estudantes participarão de um momento vivencial de fechamento das oficinas, com direito a momentos de troca, contemplação e muito aprendizado.

Atividades – As oficinas foram realizadas entre abril e maio. Responsáveis pela oficina “Com os Olhos da Alma”, os ceramistas Marta Guedes e Flávio Luís da Silva são deficientes visuais e ofereceram uma experiência sensorial com foco na sensibilização para inclusão e desenvolvimento dos sentidos.

A experiência com a Escrita Imaginativa, ministrada por Flávia Lucci, é baseada na arteterapia Junguiana e os alunos também participaram das oficinas de Tintas Naturais com Kennya Ricarte, Capoeira Angola com Mestre Formiguinha e Desenho Intuitivo, ministrada por Janaína Pires, co-idealizadora do projeto e professora de Artes na rede pública.

Banner

“O Projeto Cores da Diversidade vem mostrar a riqueza cultural do povo brasileiro e a importância de conhecermos nossas origens, entendendo que cultura e educação caminham juntas. Por meio da arte e do autoconhecimento, a iniciativa oferece um olhar sensível às diferenças e aos saberes populares”, frisou Pires

O Projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

SERVIÇO:
Cores da Diversidade
Imersão no Sítio Vale das Flores: 07/06. Sexta-feira, das 9h às 16h30.
Mostra Cultural no CEF 01 do Paranoá: 14/06. Sexta-feira, 9h às 12h

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedadelocal,moda e, e como o próprio nome sugere, e“muito mais”.