A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, receberá mais uma edição do CINE CRAFT, projeto que une cinema e manualidades, no dia 24 de março, às 19h. A BDB fica localizada na 506/507, Asa Sul. O evento, que tem entrada gratuita, exibirá o filme A Roda da Vida, seguido de bate-papo com um dos diretores, William Alves.
O CINE CRAFT é uma iniciativa que incentiva a criatividade e a troca de experiências ao permitir que os participantes levem seus próprios materiais para produzir obras manuais enquanto assistem ao filme. A primeira edição foi um sucesso, reunindo entusiastas do cinema e do artesanato em um ambiente de interação e inspiração. Além da sessão e da conversa com o diretor, os participantes também poderão desfrutar de pipoca durante o evento.
O longa A Roda da Vida aborda a luta de classes por meio da trajetória de Osmar, um catador de materiais recicláveis que, ao se tornar artesão, enfrenta a exclusão social imposta por um empresário que controla o acesso à terra, essencial para seu trabalho. A narrativa aborda as desigualdades e os desafios enfrentados pelos trabalhadores marginalizados na sociedade. William Alves de Faria, que dirigiu o filme A Roda da Vida (2018) em parceria com o cineasta Zefel Coff, é um profissional do audiovisual desde 1998. William dirigiu importantes filmes e documentários e seu filme Praga do Cinema Brasileiro recebeu 13 prêmios em mais de 20 festivais. William Alves é o idealizador do Festival Taguatinga de Cinema, um dos mais longevos festivais de cinema independente do Brasil.
O projeto CINE CRAFT surgiu como uma extensão do Encontro Craft, iniciativa que começou em reuniões caseiras e, posteriormente, se expandiu para cafés de Brasília. Ao longo de seus nove anos, o Encontro Craft atraiu dezenas de mulheres, criando um espaço de troca e criação coletiva. Em 2025, o projeto segue ampliando seu alcance e proporcionando experiências culturais enriquecedoras.
Segundo a coordenadora cultural da Biblioteca Demonstrativa, Marina Mara, a sessão de março promete ser mais uma oportunidade para os participantes se conectarem por meio da arte, do cinema e do diálogo sobre questões sociais. “O filme desta edição é uma produção brasiliense. Será uma ótima oportunidade de ver e prestigiar nossos artistas locais na telona”, ressalta.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Serviço:
CINE CRAFT: encontro de cinema e manualidades
Data: 24 de março (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Biblioteca Demonstrativa, 506/507, Asa Sul, Brasília-DF
Entrada gratuita
