Início » Residência artística gratuita com coreógrafo brasileiro que atua na Europa está com inscrições abertas

Residência artística gratuita com coreógrafo brasileiro que atua na Europa está com inscrições abertas

Marcelo Evelin, referência da dança contemporânea na Europa e no Brasil, conduz imersão artística no DF como parte do projeto Cria Corpo

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Residência artística gratuita com coreógrafo brasileiro que atua na Europa está com inscrições abertas

Reconhecido como um dos principais nomes da dança contemporânea brasileira, o coreógrafo e pesquisador Marcelo Evelin ministra, de 22 de junho a 2 de julho, a residência artística ‘Barricada’ em Brasília. Com passagem por teatros e festivais na Europa, Japão e América Latina, o artista traz ao Distrito Federal uma experiência imersiva voltada à experimentação do corpo como prática política e coletiva. A atividade gratuita integra o projeto Cria Corpo e acontecerá no IFB – Campus Brasília e no Espaço Cultural Renato Russo. As inscrições acontecem de 2 a 11 de junho, no formulário disponível no instagram @mostracriacorpo.

‘Barricada’ propõe uma investigação prática sobre presença, resistência e ocupação de espaços. Inspirada nas táticas de insurreição do século XVI, a residência se constrói como uma coreografia viva de corpos em improviso, entrelaçados na construção de uma arquitetura afetiva e insurgente. A proposta transforma a proximidade em estratégia e o coletivo em força, operando como um organismo plural que interrompe fluxos, desloca identidades e ocupa espaços.

Radicado entre Teresina e Amsterdam, Marcelo Evelin é diretor da Plataforma Demolition Incorporada, com sede no CAMPO, espaço de criação e residência artística no Piauí. Desde 1999, leciona na Escola Superior de Artes de Amsterdam e desenvolve projetos com universidades e centros culturais como o Museu Reina Sofia (Madri), o ISAC (Bruxelas), o CND (Paris) e o EXERCE (Montpellier). Em 2019, foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí. Entre suas criações mais conhecidas estão os espetáculos De Repente Fica Tudo Preto de Gente, Batucada e A Invenção da Maldade.

A atividade faz parte do Cria Corpo, projeto que promove cinco residências artísticas entre maio e julho de 2025 no Distrito Federal. Com foco na criação em processo, na escuta e na convivência, o projeto é voltado a pessoas interessadas em dança, teatro, performance e práticas corporais — com ou sem formação artística. Ao final de cada residência, o público acompanha uma mostra aberta dos processos desenvolvidos.

Banner

“A ideia do projeto surge da vontade de criar um espaço no DF em que o foco esteja no processo, na experimentação e na troca entre pessoas diversas”, explica Ava Scherdien, arte-educadora e uma das idealizadoras do Cria Corpo. “A gente acredita que o corpo é lugar de aprendizagem constante, e não só um instrumento para entregar um espetáculo pronto”, finaliza.

Serviço Residência Artística ‘Barricada’ – com Marcelo Evelin e Bruno Moreno
Data: 22 de junho a 2 de julho de 2025
Locais: IFB – Campus Brasília e Espaço Cultural Renato Russo
Inscrições gratuitas: 2 a 11 de junho
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdRh91jXgsnZSf3lxrGtE6kHxbtMwhdCxwJWZoYEdtq5sCRow/viewform
Resultado dos selecionados: 15 de junho

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.