A ação será realizada no dia 22 de novembro (sexta-feira) e oferece às comunidades vulneráveis o acesso a serviços públicos, oficinas formativas, palestras, além de oportunidades de estágio e aprendizagem nos programas do CIEE.
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE promove no dia 22 de novembro, sexta-feira, o seu 1º Mutirão de Cidadania. O evento oferecerá serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, cultura e direitos humanos. Com o propósito de atender às necessidades da comunidade de forma integral, a ação proporciona acolhimento, orientação profissional, cuidados com a saúde e atividades culturais, reunindo uma ampla rede de parceiros e colaboradores. Um dos principais destaques do mutirão é a oferta de vagas de estágio e aprendizagem para os jovens participantes, que terão a chance de se cadastrar e ser encaminhados para oportunidades de inserção no mundo do trabalho. O 1º Mutirão de Cidadania será realizado das 8 às 11h.
O Mutirão de Cidadania do CIEE promoverá atividades educativas, voltadas para segurança no trânsito, com a presença do Detran. A UniProjeção trará jogos interativos e o Sicoob oferecerá orientação sobre educação financeira, capacitando os participantes para uma melhor gestão de seus recursos. Já na área da saúde, o evento contará com o apoio do HOB, que realizará exames de tonometria, e da Unip, com serviços de enfermagem e fisioterapia para garantir cuidados completos e atendimento humanizado à população.
O evento também terá um forte enfoque na garantia de direitos, com a participação da Cáritas – instituição brasileira que atua na acolhida, integração, proteção e promoção de migrantes e refugiados em várias regiões do Brasil. Haverá ainda, presença do Centro Olímpico, incentivando a inclusão esportiva; e do Conselho Tutelar oferecendo orientação e acompanhamento de demandas envolvendo crianças e adolescentes.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS) e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) complementam as atividades do mutirão.
Para os jovens, o evento reserva também oficinas e palestras culturais e educativas, com atrações como apresentações artísticas, atividades lúdicas do Balão Mania, o Museu Itinerante de Prevenção às Drogas da PCDF, e o Projeto Na Moral do MPDFT, que aborda temas como ética e cidadania.
