Início » Sexto encontro do projeto “Encontros na Praça” discute obra de Joca Reiners Terron na Biblioteca Demonstrativa

Sexto encontro do projeto “Encontros na Praça” discute obra de Joca Reiners Terron na Biblioteca Demonstrativa

Sexto encontro do projeto “Encontros na Praça” discute obra de Joca Reiners Terron na Biblioteca Demonstrativa

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Sexto encontro do projeto “Encontros na Praça” discute obra de Joca Reiners Terron na Biblioteca Demonstrativa
No dia 26 de junho (quinta-feira), às 19h, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, recebe o sexto encontro do ciclo “Encontros na Praça – Romances para pensar o Brasil”, com destaque para o romance “Onde pastam os minotauros” (2023), de Joca Reiners Terron. A mediação será conduzida por Leda Cláudia, com a participação das convidadas Larissa Dantas e Regina Dalcastagnè, pesquisadora e coordenadora do projeto. A atividade propõe uma análise crítica da obra sob a perspectiva de seus diálogos com os contextos históricos e sociais do país.
Lançado em 2023, “Onde pastam os minotauros” é um romance de linguagem potente e estrutura fragmentada que mergulha na história recente do Brasil a partir do olhar de um personagem deslocado, um homem à beira da falência afetiva e econômica. Entre memórias nebulosas e imagens do presente, o livro constrói uma narrativa marcada pela violência física e simbólica, pela destruição do meio ambiente e pelo esvaziamento das instituições, compondo um retrato inquietante de um país em ruínas.
Para Regina Dalcastagnè, o romance “é um espelho distorcido, mas revelador, da sociedade brasileira contemporânea. Ao tensionar memória, identidade e ruína, Terron nos convida a pensar o que há de monstruoso e de profundamente humano na nossa história recente”.
Promovido pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC), vinculado à Universidade de Brasília, o projeto tem como objetivo estimular a reflexão sobre o Brasil contemporâneo por meio da literatura, reunindo leitores, especialistas e escritores em torno de romances que desafiam narrativas hegemônicas e lançam luz sobre diferentes realidades brasileiras. A Praça Clóvis é um mapeamento crítico da literatura brasileira dos últimos 50 anos, realizado no âmbito do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, sediado na Universidade de Brasília, com apoio do CNPq. Para saber mais, acesse o site www.pracaclovis.com.
O evento é gratuito e contará com transmissão ao vivo pelo canal oficial da @bdbcultural no YouTube, ampliando o acesso ao debate literário e cultural. A Biblioteca Demonstrativa fica localizada na EQS 506/507, Asa Sul.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Serviço
Data: 26 de junho (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Biblioteca Demonstrativa – 506/507, Asa Sul, Brasília-DF
Mediação: Leda Cláudia
Convidadas: Larissa Dantas e Regina Dalcastagnè
Entrada gratuita
Transmissão ao vivo no canal @bdbcultural no YouTube

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.