Início » Superjazz Festival segue durante o mês de julho nos jardins do CCBB

Superjazz Festival segue durante o mês de julho nos jardins do CCBB

Até 24/07, Sempre Às Quartas, a Partir Das 17h, Entrada Gratuita Mediante Retirada De Ingresso.

Por inovabr
0 Comentários
Superjazz Festival segue durante o mês de julho nos jardins do CCBB

Sucesso de público nos encontros musicais realizados no mês de junho nos jardins do CCBB Brasília, o Superjazz Festival segue por mais quatro semanas, sempre às quartas-feiras até 24 de julho, a partir das 17h, com programação que celebra o jazz, a música afro-brasileira e reúne artistas, bandas e DJs, unindo estilos e gerações. A entrada é gratuita, mediante emissão de ingresso no site www.bb.com.br/cultura, sempre às terças a partir do meio-dia, e na bilheteria física.

No lineup do Superjazz Festival, o público vai curtir nesta quarta, 03/07, às 17h o sunset com Dj Dudão. Na sequência, Dudão, nos beats, comanda também o show do Coletivo Superjazz com Henrique Alvim (guitarra), Bruno Portelo (trompete), Pedro Gaveta (percussão) e Paulo Black (trompete). Entrevistas e muito som com a Radio Superjazz e, fechando a programação, Daniel Rodrigues convida Tereza Lopes para um encontro com ritmos brasileiros e jazzísticos.

E nas próximas semanas ainda tem Brasília Samba Jazz convida Pedro Vasconcellos, Brasília Ska Jazz Club convida Julia Carvalho, Iara Gomes, Jhoninha Medeiros Big Band, Passo Largo convida Sombrio e Paulo Black 4teto convida Kaleb Mesmo. Além dos shows, o projeto vai receber ainda os DJs Jungle Julia, Kashuu e Wash para garantir a trilha sonora que vai ambientar um dos mais belos cenários de pôr do sol da capital federal. A dupla de radialistas e Djs do Coletivo Superjazz, Dudão Melo e Mario Sartorello, estão à frente da rádio Superjazz Festival, que durante toda a temporada do evento, entre um show e outro, conta fatos e histórias do mundo do Jazz e dos artistas do festival.

Confira a programação completa de julho:

03/7
17h Sunset com Dj Dudão Melo
18h Coletivo Superjazz
19h15 Radio Superjazz
19h45 Daniel Rodrigues convida Tereza Lopes

10/7
17h Sunset com Dj Wash
18h Iara Gomes
19h15 Radio Superjazz
19h45 Jhoninha Medeiros Big Band

17/7
17h Sunset com Dj Jungle Julia
18h Brasília Ska Jazz
19h15 Radio Superjazz
19h45 Passo Largo convida Sombrio

24/7
17h Sunset com Dj Kashuu
18h Paulo Black 4teto convida Kaleb Mesmo
19h15 Radio Superjazz
19h45 Sandro Souza & Brasília Samba Jazz convida Pedro Vasconcellos

Sobre as atrações

03/7
Dj Dudão Melo
Dudão Melo é radialista e produtor musical. Há 25 anos coleciona discos e tem uma pesquisa que tem o jazz como ponto de partida e se estende à música Brasileira, eletrônica e Afroglobal.Já Foi diretor de gravadoras como Sambaloco/Trama/Batida Sossegada e produtoras como Visualfarm/Bamba music. Atuou como gerente artístico de casas de Sp como Bar Brahma, Afrospot e Sarajevo. Já́ discotecou em Nova Orleans, Nova York, Luanda/África, Cidade do México, Buenos Aire e cidades pelo Brasil. É um dos produtores do programa Jazz masters, na Alpha Fm de Sp/Bsb e outras 33 rádios.

Dj SartÔ
Radialista profissional há mais de 25 anos, atua também nas áreas de curadoria musical e produção de eventos. Como músico, atuou como saxofonista em grupos diversos, chegando a gravar três discos com o grupo Araketu, além de grupos de música instrumental em Salvador (BA). Como DJ, SartÔ participa de projetos, festas e eventos, entre eles como DJ residente do Coletivo Superjazz.

Coletivo Superjazz
Tendo como ponto de partida a improvisação, o Coletivo Superjazz busca seus limites entre o acústico e o digital, o Jazz e a música Afro Brasileira, tanto nas suas discotecagens, shows ou jam sessions com músicos convidados. Idealizado pelo radialista e produtor musical Dudão Melo em 2004, o Superjazz já passou por diferentes clubes e festivais em cidades como São Paulo, Salvador, México, Buenos Aires, Luanda e New Orleans. O Coletivo Superjazz também produz curadorias e conteúdos especiais para festas, festivais, rádios e web.

Daniel Rodrigues convida Teresa Lopes
Atuando em diversas vertentes e estilos musicais, destacando-se pela inovação no uso do trombone. Nesse evento especial, Daniel Rodrigues convida a renomada cantora Teresa Lopes, juntamente com os músicos: Hamilton Pinheiro no Baixo, Pedro Almeida na Bateria e Misael Silvestre no Piano, proporcionando uma colaboração única e envolvente que promete cativar o público com suas sonoridades distintas e criativas. O show conta com algumas releituras do Jazz e da MPB, como também músicas que Daniel gravou nos seus mais recentes álbuns lançados nas plataformas digitais.

10/7
Dj Wash
Iniciou sua carreira em 2001, mora atualmente em Brasília e passeia por diversos estilos musicais, como House, Disco, Rap, Breaks, Reggae, Soul e Brasilidades. Foi fundador do Coletivo de DJs e Produtores Funk the System, e da Label Butter Music. Criou a Dj School – escola de DJs em que atua como professor. Além do extenso currículo em festas e festivais, é colecionador de discos.

Iara Gomes
Iara é pianista e compositora, reconhecida por seu trabalho autoral e por sua performance na música instrumental brasileira e no jazz.  É Mestra em Música/Jazz Studies pela Universidade de Louisville (EUA), e Licenciada em Música pela UnB . Iara já foi vencedora de alguns prêmios nacionais, tocou em palcos e projetos importantes como o Instrumental Sesc Brasil, possui dois discos e alguns singles lançados e é professora da Escola de Música de Brasília.

Jhoninha Medeiros Big Band
É um grupo liderado pelo contrabaixista, compositor, arranjador e educador musical, Jhoninha Medeiros. A formação do grupo conta com a junção timbrística dos naipes de uma Big Band tradicional, instrumentos de base, instrumentos com palhetas, instrumentos de metais e madeiras. Com essa riqueza sonora, a Big Band tem, em seu repertório, composições que entrelaçam com os ritmos brasileiros como: Samba, Ijexá, Baião, Frevo, em um diálogo com os lendários ritmos clássicos do jazz americano, como: Swing, Balada, Smooth Jazz, Funk, Pop. O fato de ter, na formação, instrumentos peculiares, o público terá a possibilidade de conhecer instrumentos comuns em salas de concertos.

17/7
Julia Carvalho aka DJ Jungle Julia
Julia Carvalho é cantora, compositora, zabumbeira, dj. Artista versátil e experiente, Julia atua ha mais de 15 anos como vocalista participando de trilhas, discos e shows de diferentes vertentes. Atualmente é vocalista da banda de Reggae e Ska, Ska Niemeyer, e integrante do trio de forró Mel de Lamparina e Dj residente das festas Dskarrego e Breguenaite com o vulgo Jungle Julia. Sua pesquisa musical para as pistas é focada em reggae, brasilidades e ritmos africanos, trazendo também a mistura desses universos riquíssimos sempre com uma pegada dançante e descontraída

Brasília Ska Jazz Club
O Brasília Ska Jazz Club toca música instrumental e é também banda base, suas criações são influenciadas pelos sons jamaicanos, brasileiros e latinos misturados à liberdade do Jazz. Desde 2019 agitam a cena local produzindo eventos, tocando em várias casas de shows e festivais de Brasília.Em 2023 a banda foi convidada para abrir os shows do Groundation e Aggrolites (EUA) e tocar o disco “Dub Side Of The Moon” com o músico e produtor Victor Rice (EUA). O grupo já lançou um EP e 3 singles autorais, todos indicados ou premiados no Prêmio Skataplá (SP).

Passo Largo
O Passo Largo é uma banda de mais de12 anos, no entanto cada membro do trio tem mais de 30 anos dedicados à música e à arte. Os caminhos se diversificaram agregando o choro, o samba, o forró, a música brasileira instrumental, o jazz, o conhecimento específico do instrumento, enfim, os caminhos por que passam uma boa banda que gosta de tocar ao vivo . A música instrumental que da vontade de cantar junto. Marcus Moraes é bacharel em violão erudito. Vavá Afiouni tem sua digital impressa na pegada do baixo. Thiago Cunha é o baterista que também é chamado de Totem.

24/7
Dj Kashuu
Uma das artistas mais promissoras da cena musical brasileira e afro, está se destacando cada vez mais dentro e fora do país com sua sonoridade única. Com ritmos que misturam o melhor dos estilos brasileiros, afro e underground, Kashuu tem conquistado um público diversificado e ganhando reconhecimento como uma das principais DJs da nova geração do DF. Kashu recebeu o Premio Fac Cultura Hip Hop 2023 na categoria DJ.

Paulo Black
Paulo Black iniciou sua carreira musical ainda na escola onde logo se interessou pelo universo das bandas marciais. Optando pelo trompete, ingressou na escola de música de Brasília onde continuou seus estudos com Jansilêy Carvalho e Rodrigo Gontijo. Sempre influenciado por Miles Davis, Freddie Hubbard, Chet Baker, e brasileiros como Márcio Montarroyos e Claudio Roditi.

Kaleb Mesmo
Kaleb Mesmo é um pianista, cantor e rapper nascido no Paraná e criado em Brasília. Começou a tocar piano ao mesmo tempo em que participava de batalha de MCs, com isso participou de algumas bandas e grupos de rap e competiu em batalhas em diversas cidades do Brasil. Se formou em piano popular na Escola de Música de Brasília, e em licenciatura em música pela Universidade de Brasília.
Sandro Souza & Brasília Sambajazz
Sandro Souza & Brasília Sambajazz é um projeto idealizado pelo baterista Sandro Souza, músico auto didata, com longa estrada e experiências de mais de 30 anos. Fez o grupo baseado numa pesquisa, tanto na história pouco conhecida nos meios acadêmicos e no meio musical,quanto na sonoridade, aranjos e timbres de canções brasileiras gravadas na década de 60. Um resgate da música instrumental brasileira que relembra o auge da bossa nova e do Sambajazz.
Pedro Vasconcellos
Pedro Vasconcellos, cavaquinista e compositor é graduado em Música pela Universidade de Brasília. Referência nacional em seu instrumento, é conhecido por sua linguagem bastante expressiva no cavaquinho, e por tocar (além dos tradicionais samba e choro) estilos não convencionais ao instrumento, como o jazz, a música mineira, a música pop, etc. Seu trabalho como instrumentista, diretor musical e compositor tem alcançado importante reconhecimento de artistas e público dentro e fora do Brasil.

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.
Desde o final de 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, sendo que no ano de 2023, obtivemos a renovação anual da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
A conquista atende à Ação 24 da Agenda 30, que tem por objetivo reforçar a gestão dos programas, iniciativas e práticas ambientais e de ecoeficiência do BB e demonstra o alinhamento do CCBB Brasília a estratégia corporativa do BB, enquanto espaço de difusão cultural que valoriza a diversidade, a acessibilidade, a inclusão e a sustentabilidade porque transformar vidas é parte da nossa cultura.

Playlist do Superjazz Festival no Spotify
https://open.spotify.com/playlist/365olVbYhcuuqFTsURLnwF?si=WANF4t8oQOyyCYBqbjlftg&pi=h229NVgJSiW92

Fotos e vídeos: https://drive.google.com/drive/folders/1lYWyZotAmHMWPw8OJ_ZCYWGKAdqFeeBx?usp=sharing

Serviço
Superjazz Festival
De 12 de junho a 24 de julho

Horários:
Sempre às quartas-feiras
A partir das 17h
Ingressos gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília. Os ingressos estarão disponíveis a partir das 12h do dia anterior a cada evento, terças feiras.
Classificação indicativa: Livre

Local: jardim do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul

CCBB Brasília
Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h
E-mail: ccbbdf@bb.com.br

Informações:
Fone: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Site/ bb.com.br/cultura
Facebook/ @ccbb.brasilia
Instagram/ @ccbbbrasilia
YouTube/ bancodobrasil
TikTok/@ccbbcultura

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.