Início » Treinar em dupla pode aumentar a frequência e melhorar o desempenho, aponta especialista

Treinar em dupla pode aumentar a frequência e melhorar o desempenho, aponta especialista

No Dia do Amigo, Bodytech reforça como o apoio entre pares é um dos principais fatores para manter a motivação e aderência à prática de exercícios físicos

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Treinar em dupla pode aumentar a frequência e melhorar o desempenho, aponta especialista

Ter um parceiro de treino pode ser um dos segredos para manter a regularidade na academia. Segundo especialistas, o apoio social está diretamente relacionado ao aumento da motivação, redução de faltas e maior prazer na prática de atividades físicas. Em datas como o Dia do Amigo (20 de julho), as academias buscam reforçar a importância dos laços interpessoais no ambiente de treino.

“O apoio social é um dos fatores mais relevantes para a adesão e manutenção de uma rotina ativa. Quando o treino é compartilhado com alguém próximo, como um amigo, a motivação aumenta de forma significativa e a chance de desistência diminui”, explica Dudu Netto, diretor técnico da Bodytech. Para ele, a criação de vínculos no ambiente de treino também favorece o sentimento de pertencimento, o que é essencial para a continuidade a longo prazo.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, a chance de desistência de pessoas que treinam com alguém é 85% menor do que quem se exercita sozinho. A taxa de desistência entre as duplas é de 6,3%, enquanto a dos que treinam sem companhia é de 43%.

Treinar com amigos melhora o desempenho e o humor pós-treino

Banner

Além do impacto sobre a frequência, a presença de um parceiro pode contribuir diretamente para o desempenho físico. “Há uma tendência de as pessoas se esforçarem mais quando estão acompanhadas, seja por motivação ou pela leve competitividade. Isso pode aumentar tanto a intensidade quanto a duração do exercício”, afirma o diretor. Pesquisas na área apontam que treinos em dupla podem gerar ganhos adicionais na performance e facilitar a superação de desafios.

Entre os principais benefícios psicológicos e comportamentais observados em quem treina com um amigo estão o aumento da motivação, a redução da percepção de esforço, melhora no humor pós-treino e maior compromisso com a rotina. “Outro ponto relevante é o apoio emocional. Ter alguém do lado pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a autoconfiança”, complementa.

Ações especiais e incentivo à prática compartilhada

Na Bodytech, a cultura do treino compartilhado é incentivada ao longo do ano, mas especialmente reforçada em datas como o Dia do Amigo. “Valorizamos o treino em dupla como ferramenta de engajamento. Promovemos ações especiais nas unidades, como treinos temáticos, e campanhas que convidam os alunos a trazerem amigos para experimentar a academia”, conta Dudu Netto. A iniciativa busca ampliar a interação entre os frequentadores e fortalecer hábitos saudáveis por meio de experiências coletivas.

No mês de julho, os alunos da Bodytech podem convidar amigos para treinar na academia, que podem malhar por 30 dias pagando apenas a taxa de ativação.

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.