Início » VII Mostra Competitiva de Cinema Negro Adelia Sampaio celebra 80 anos da pioneira do cinema brasileiro com tema “Memória”

VII Mostra Competitiva de Cinema Negro Adelia Sampaio celebra 80 anos da pioneira do cinema brasileiro com tema “Memória”

Exposição, abertura no Cine Brasília e atividades na UnB marcam a sétima edição, que homenageia o legado e o protagonismo feminino negro no audiovisual

Por ETC Comunicação
0 Comentários
VII Mostra Competitiva de Cinema Negro Adelia Sampaio celebra 80 anos da pioneira do cinema brasileiro com tema “Memória”

Até 08 de novembro, a VII Mostra Competitiva de Cinema Negro Adelia Sampaio transforma o cenário cultural em um território de memória, resistência e celebração. Com o tema “Memória”, a edição de 2025 homenageia os 80 anos de Adelia Sampaio, primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil e realizadora do primeiro filme lésbico da América Latina.

Idealizada por Edileuza Penha de Souza, a Mostra reafirma seu papel como um dos mais importantes espaços de formação, exibição e reflexão sobre o cinema negro no feminino, promovendo encontros entre gerações e diferentes linguagens do audiovisual. “Celebrar Adélia Sampaio é reconhecer o poder da imagem como construção de memória e identidade. O cinema negro feito por mulheres é um gesto político e afetivo de preservação da nossa história”, afirma Edileuza Penha de Souza, idealizadora da Mostra.

“A Mostra é também um espaço de pedagogia social, onde o cinema se torna ferramenta de transformação. A cada edição, reafirmamos a urgência de políticas que garantam a presença e a continuidade das mulheres negras no cinema brasileiro”, acrescenta.

Exposição “Foto Preta Grafia”

A programação teve início no sábado, 01 de novembro, com a abertura da exposição “Foto Preta Grafia”, que acontece até 05 de dezembro na Casa Niemeyer (Park Way).

Banner

A exposição reúne fotógrafos e fotógrafas negros e negras que apresentam múltiplos olhares sobre o Brasil contemporâneo, explorando a potência da fotografia como linguagem de resistência e afirmação. A curadoria é de Claudio Bull (Curador Principal) e Edileuza Penha de Souza (Co-curadora), e conta com trabalhos de Luiz Roberto Moreira, Denise Camargo, Letícia Miranda, Juliana Uepa, David Alves, Andyara Miranda, Thales Lima e Matheus Alves.

O público poderá participar de visita guiada no dia 08 de novembro, das 10h às 12h, em uma imersão nas narrativas visuais que revelam o protagonismo negro nas artes visuais e os múltiplos olhares que compõem a exposição.

Cerimônia e filme de abertura no Cine Brasília

A VII Mostra Competitiva de Cinema Negro Adelia Sampaio tem início no dia 03 de novembro (segunda-feira), com a exibição do primeiro filme da Mostra Competitiva, antecedendo a cerimônia de abertura oficial.

Das 14h às 17h15, no Anfiteatro 10 da Universidade de Brasília (Campus Darcy Ribeiro), o público poderá assistir à Sessão 5: “Ubuntu – Heranças de Mulheres”, que reúne produções que abordam as múltiplas dimensões da ancestralidade, da maternagem e da herança simbólica transmitida por mulheres negras.

Sessão 5: Ubuntu – Heranças de Mulheres (2h04min)

  • Sônia – Izah Neiva (São Paulo – SP) – 23’

  • Redestina – Mayara Mascarenhas (São João del Rei – MG) – 15’

  • Vasta Natureza de Minha Mãe – Inez dos Santos e Aristótelis Tothi (Aparecida de Goiânia – GO) – 1h19’14’’

A cerimônia de abertura acontece na sequência, das 18h45 às 22h, no Cine Brasília (106/107 Sul), com a presença de Adelia Sampaio, Rozana Naves (reitora da UnB), Edileuza Penha de Souza, Tito Abayomi de Souza Leitão (Sebastiana Mídias e Produções) e Marcus Azevedo (Afronte Faz Produções Artísticas).

Em seguida, será exibido o filme de abertura Virgínia e Adelaide (2025), dirigido por Yasmin Thayná e Jorge Furtado. A obra de ficção/drama tem 96 minutos de duração, classificação indicativa de 14 anos e conta com LSE, audiodescrição e janela de Libras.

Virgínia e Adelaide narra o encontro extraordinário de duas mentes brilhantes: Virgínia Leone Bicudo (interpretada por Gabriela Correa), mulher negra, socióloga e primeira psicanalista brasileira, e Adelaide Koch (Sophie Charlotte), médica judia alemã e também psicanalista. As duas se encontram em 1937, após Adelaide chegar ao Brasil fugindo da perseguição nazista. Virgínia torna-se sua primeira paciente e, juntas, participam da fundação da psicanálise no país, enfrentando barreiras e preconceitos, firmando uma parceria profissional e afetiva que atravessou décadas.

Programação na Universidade de Brasília (UnB)

De 04 a 08 de novembro, a Mostra segue com uma programação intensa que inclui exibições de filmes, oficinas, masterclasses, mesas de debate, lançamentos de livros, premiação e shows.

As oficinas ocorrem das 9h às 12h, na Faculdade de Comunicação (FAC), com os temas:

  • Assistência de Direção, com Ana Poney

  • Roteiro Audiovisual, com Joyce Prado

  • Iluminação e Elétrica, com Ada Souza

As exibições dos filmes selecionados acontecem no Anfiteatro 10, com sessões que reúnem curtas, médias e longas de realizadoras negras de diferentes regiões do país e da diáspora africana, em eixos como:

  • Entre o chão e o céu — Melodias do Sonhar

  • Mares e memórias ancestrais

  • Retratos íntimos: geografias e territórios

  • Entre palavras e lugares: identidade em trânsito

  • Ubuntu: Heranças de Mulheres

Entre os destaques, estão a masterclass “Cinema, Território de Imaginação”, com a diretora Glenda Nicácio, das 17h30 às 19h no Beijódromo da UnB, e a mesa de debate “Cinema Negro em Movimento: Políticas Públicas e Ações Afirmativas no Audiovisual”, mediada por Edileuza Penha de Souza, no Espaço Memória, das 17h30 às 18h30 com participação de Ana Poney, Adriana Gomes, Ana Paula Sylvestre e Max Maciel.

O Espaço Memória também recebe o lançamento dos livros “Cinema Negro no Feminino” (Edileuza Penha de Souza e Ceiça Ferreira) e “Cinemas, Educação e Diversidade” (Juliana Lopes da Silva e Edileuza Penha de Souza), no dia 07 de novembro a partir das 17h.

Encerrando a Mostra, o sábado (08/11) será de celebração, com premiação e apresentações musicais de DJ Odara e Negra Eve, das 17h30 às 22h, no Anfiteatro 10, reafirmando o compromisso do evento com a arte, a memória e o protagonismo de mulheres negras no cinema.

Exibição online

Após a realização presencial, os filmes selecionados estarão disponíveis na plataforma UbuPlay, no período de 12 a 19 de novembro de 2025, ampliando o acesso e a difusão do cinema negro dirigido por mulheres para todo o país.

A edição de 2025 da Mostra é realizada em parceria com as produtoras Sebastiana Mídias e Produções e Afronte Faz Produções Culturais, reforçando a colaboração entre diferentes agentes do audiovisual negro e ampliando a circulação de seus trabalhos e portfólios no cenário cultural.

Toda a programação pode ser conferida no Instagram da Mostra: @mostraadeliasampaio é no site oficial https://mostraadeliasampaio.com

VII Mostra Competitiva de Cinema Negro Adelia Sampaio celebra 80 anos da pioneira do cinema brasileiro com tema “Memória”

SERVIÇO: VII Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio

Período: 01 a 08 de novembro de 2025.

Tema: “Memória”.

  • Exposição “Foto Preta Grafia” – até 05/12 na Casa Niemeyer — Quadra 26, Conjunto 3 – Setor de Mansões do Park Way).

—  Visita Guiada: no dia 08/11, das 10h às 12h, em uma imersão nas narrativas visuais que revelam o protagonismo negro nas artes visuais e os múltiplos olhares que compõem a exposição.

  • Cerimônia e filme de abertura – 03/11, 18h45 às 22h, Cine Brasília (106/107 Sul).

  • Programação completa – de 04 a 08/11, Universidade de Brasília (UnB).

  • Oficinas: das 9h às 12h, Faculdade de Comunicação (FAC) – Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro.

  • Exibições de filmes: Anfiteatro 10 – Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro.

  • Masterclasses: Beijódromo – Universidade de Brasília (UnB).

  • Mesas de debate e lançamentos: Espaço Memória – Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro.

  • Premiação e shows: Anfiteatro 10 – Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro.

Entrada gratuita.

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.