Início » Festival Adorei as Almas Feijoada da Vovó Maria Conga promove oficinas de saberes tradicionais

Festival Adorei as Almas Feijoada da Vovó Maria Conga promove oficinas de saberes tradicionais

18ª edição segue até novembro com atividades gratuitas e inclusivas no Terreiro da Vovó Maria Conga, no Distrito Federal

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Festival Adorei as Almas Feijoada da Vovó Maria Conga promove oficinas de saberes tradicionais

Festival Adorei as Almas – Feijoada da Vovó Maria Conga alcança sua 18ª edição. Este ano, a programação foi estruturada em oficinas de formação cultural, com foco na valorização dos saberes tradicionais e na promoção da inclusão. Iniciadas em setembro, as atividades seguem por outubro e novembro.  O festival acontece no Terreiro da Vovó Maria Conga – Santuário de Maria, localizado em Planaltina- DF, e será encerrado com a tradicional Feijoada da Vovó Maria Conga, em novembro.

O nosso compromisso é o de manter vivas práticas ancestrais que atravessam gerações, aproximando a comunidade de expressões artísticas, religiosas e sociais, gerando oportunidade de crescimento pessoal, profissional e integração comunitária”, afirma Mãe Maria do Cerrado, idealizadora do projeto, que neste ano está sob a execução de Marcos Antonio Sousa Madeira.

Já em andamento, a oficina de “Benzimento e produção de garrafadas, chás, tinturas e pomadas” mobilizou participantes em encontros realizados desde o início de setembro e se estendem até outubro. Também faz parte da programação a oficina de “Construção de berimbau, rítmicas e capoeira”, que acontecem entre outubro e novembro. Ambas as oficinas contam com 30 vagas cada, são destinadas a pessoas a partir de 16 anos e reservam 20% das vagas para PcD e público LGBTQIA+. A inclusão também se apresenta na tradução em Libras e audiodescrição. Este ano as oficinas serão realizadas pelas mestras Mãe Maria do Cerrado e Josefa Ataídes, além do mestre em capoeira Cledson Pires.

Realizado pela primeira vez em 2007, o Festival é uma iniciativa inspirada na força simbólica da Vovó Maria Conga, figura histórica e espiritual que dá nome ao terreiro. Liderança quilombola no século XIX e, ao mesmo tempo, reverenciada como Preta Velha da Umbanda, Maria Conga representa resistência, sabedoria e acolhimento. É essa herança que norteia a realização do festival: um espaço de celebração da ancestralidade, da fé e da cultura afro-brasileira, transformando práticas tradicionais em experiências coletivas de aprendizado, memória e convivência. O Terreiro da Vovó Maria Conga, a partir do Projeto de Lei 1.279 de 2022, tornou-se uma Unidade Tradicional de Terreiro (UTT).

Banner

O Festival Adorei as Almas – Feijoada da Vovó Maria Conga é realizado com recursos do PNAB–DF, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e do Ministério da Cultura – Governo Federal

 

Serviço – Festival Adorei as Almas – Feijoada da Vovó Maria Conga (18ª edição – 2025)

Oficina de Benzimento e Produção de Garrafadas, Chás, Tinturas e Pomadas
6, 13, 20 e 27 de setembro e 4 de outubro
Das 8h às 18h | 32h de carga horária
30 vagas (20% reservadas a PcD e público LGBTQIA+) | Idade mínima: 16 anos
Tradução em Libras e audiodescrição

Oficina de Construção de Berimbau, Rítmicas e Capoeira – Uso do Instrumento
25 de outubro, 1º e 8 de novembro
Ensaios: 4 e 11 de novembro de 2025

Das 8h às 12h| 32h de carga horária
30 vagas (20% reservadas a PcD e público LGBTQIA+) | Idade mínima: 16 anos
Tradução em Libras e audiodescrição

Local: Terreiro da Vovó Maria Conga – Santuário de Maria (DF)

Endereço: DF 130 KM 05, Sitios Agrovale, chácara Santa Fé número 02- Planaltina DF

Inscrições

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.