A chegada do inverno é um bom momento para redobrar os cuidados com a saúde, inclusive a bucal. Por mais que o frio não seja o principal fator de problemas odontológicos, características comuns dessa estação como, o ar mais seco e diminuição da ingestão de água, podem contribuir para o agravamento de condições como a sensibilidade dentária, boca seca, mau hálito e doenças gengivais.
De acordo com a dentista Dra. Geisa Cantelli, o inverno cria condições que podem comprometer o equilíbrio da cavidade oral, especialmente quando os cuidados preventivos são deixados de lado.
“Muitas pessoas associam os problemas de saúde do inverno apenas ao sistema respiratório, mas a saúde bucal também sofre os efeitos da estação. O frio pode aumentar a sensibilidade dos dentes, enquanto o clima seco e a menor ingestão de água favorecem o ressecamento da boca e a proliferação de bactérias”, explica.
Entre as queixas mais comuns nessa época do ano está a sensibilidade dentária. O desconforto costuma ser percebido durante o consumo de bebidas geladas ou até mesmo pela simples exposição ao ar frio. O problema é mais frequente em pessoas que apresentam desgaste do esmalte dentário, retração gengival, cáries ou trincas nos dentes.
“A sensibilidade não deve ser encarada como algo normal. Ela geralmente é um sinal de que existe alguma alteração que precisa ser avaliada por um profissional. Quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores são as chances de evitar complicações futuras”, alerta a especialista.
Durante o inverno, alguns fatores podem favorecer a sensação de boca seca e redução de fluxo salivar. O ar mais seco, a menor ingestão de água em dias mais frios, uso de ambientes aquecidos e problemas respiratórios como, rinite, sinusite e congestão nasal, que levam à respiração bucal, contribuem para o ressecamento das mucosas e podem impactar a saúde bucal.
A saliva tem o papel fundamental de proteger os dentes e a gengiva, auxiliando na neutralização de ácidos, limpeza natural da cavidade oral e no controle de proliferação bacteriana. Quando há redução de fluxo salivar, algumas condições bucais como, cáries, gengivite, periodontite e o mau hálito associado a alterações na saúde oral, podem ser agravadas.
“A saliva funciona como uma importante barreira de proteção para a saúde bucal. Quando ela diminui, o ambiente se torna mais favorável para o desenvolvimento de bactérias e inflamações. Por isso, a hidratação continua sendo indispensável mesmo nos dias mais frios”, destaca a Dra. Geisa.
As doenças gengivais também merecem atenção especial. O consumo mais frequente de alimentos calóricos, bebidas açucaradas e a eventual redução dos cuidados de higiene favorecem o acúmulo de placa bacteriana, aumentando o risco de inflamações e sangramentos gengivais.
Além disso, os lábios costumam sofrer bastante com o clima seco típico do inverno. O ressecamento pode provocar rachaduras, desconforto e até pequenas lesões que facilitam infecções.
Segundo a dentista, alguns grupos exigem atenção redobrada, como idosos, crianças, pacientes diabéticos, pessoas em tratamento ortodôntico e indivíduos com histórico de doenças periodontais.
Cuidados que ajudam a proteger a saúde bucal no inverno
Para evitar problemas durante a estação, a especialista recomenda:
- Manter a ingestão regular de água ao longo do dia;
- Escovar os dentes após as refeições;
- Utilizar fio dental diariamente;
- Evitar o consumo excessivo de açúcar;
- Utilizar hidratantes labiais;
- Tratar problemas respiratórios que provoquem respiração pela boca;
- Realizar consultas preventivas com o dentista.
“O inverno não precisa ser sinônimo de desconforto bucal. Com medidas simples de prevenção e acompanhamento odontológico regular, é possível atravessar a estação mantendo a saúde da boca em dia e evitando problemas que podem se agravar ao longo do tempo”, conclui Dra. Geisa Cantelli.

