Início » ‘Arte na Rua – Riacho em Movimento’ realiza oficinas gratuitas para a comunidade

‘Arte na Rua – Riacho em Movimento’ realiza oficinas gratuitas para a comunidade

Projeto oferece aulas de Ballet, Capoeira e Maculelê, na Vila dos Cegos, no Riacho Fundo II

Por inovabr
0 Comentários
'Arte na Rua - Riacho em Movimento' realiza oficinas gratuitas para a comunidade

As oficinas do projeto ‘Arte na Rua – Riacho em Movimento’ estão a todo vapor. Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), da Secretaria de Economia Criativa, a iniciativa oferece aulas gratuitas de Ballet, Capoeira e Maculelê, às quintas-feiras e sábados. Os encontros ocorrem na QN16, do Riacho Fundo II, conhecida como Vila dos Cegos, em um espaço já adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

As aulas tiveram início em abril e seguem até outubro. Para a mãe da estudante Ohana Louise, Elayne Farias Martins, as atividades gratuitas próximo à sua casa foram uma benção. “Fiquei até emocionada. Tem tanto tempo que tenho procurado uma escolinha de ballet para minha filha e não encontrava de jeito nenhum. Já tinha buscado no Riacho [Fundo] inteiro, ela é louca para fazer ballet. Depois do projeto, ela fica contando os dias pra ir para às aulas”, conta.

As oficinas são ministradas por professores integrantes da Escola Cultural Capoeira Fio da Navalha e ocorrem na QN16, do Riacho Fundo II, conhecida como Vila dos Cegos, em um espaço já adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “O trabalho não é dirigido somente a pessoas com deficiência visual, mas também queremos formar turmas que atendam a necessidade de acesso à cultura por crianças e adolescentes da região, que possuam algum tipo de deficiência”, explica Diogo Ramos, conhecido como Baleinha e proponente do projeto.

As atividades são gratuitas e abertas ao público. Para participar, basta se inscrever presencialmente ou pelo telefone 61 99820-4897.

Banner

Sobre – O grupo de cultura popular Fio da Navalha, desenvolve, há 12 anos, um trabalho sociocultural por meio de oficinas culturais, contemplando moradores da Cidade Estrutural e de Samambaia. De acordo com Leandro Araújo, o Cabeça, que é arte educador de Maculelê e Puxada de Rede, ações como essas têm o poder de elevar a autoestima, o senso de pertencimento e a possibilidade de apropriação de uma cultura rica e vibrante, como a cultura popular.

“Inserir a arte como principal forma de entretenimento no cotidiano dessas crianças e adolescentes é fundamental para desviar a atenção das ruas. Além de suprir essa carência, garimpamos talentos da periferia que não têm oportunidade de produzir ou consumir bens culturais, criando possibilidades para profissionalização”, destaca Araújo.

SERVIÇO:
Arte na Rua – Riacho em Movimento
Inscrições abertas presencialmente ou pelo telefone 61 99820-4897
Onde: QN 16, conj 12, lote 15, sala 103 – Riacho fundo II
Quanto: incrições e oficinas gratuitas

PROGRAMAÇÃO:

Quintas-feiras
Capoeira, às 19h

Sábados
Ballet, às 9h
Maculelê, às 10h
Capoeira, às 11h

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedadelocal,moda e, e como o próprio nome sugere, e“muito mais”.