O ensino integral está ganhando cada vez mais espaço nas escolhas dos pais e responsáveis em Brasília. Dados recentes do Censo Escolar 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelam um aumento significativo de 21,9% nas matrículas dessa modalidade, refletindo uma tendência ascendente que tem conquistado o interesse de muitas famílias.
A professora Camila Braga Florentino, mãe de duas crianças, de 5 e 1 ano, optou por esse tipo de ensino. Ela conta que os filhos estão na escola desde cedo e que só este ano decidiu tentar a educação integral. Para Camila esta foi uma mudança positiva na rotina e no desenvolvimento de seus filhos. “Vejo que eles têm uma rotina mais estruturada, integração com outras crianças e estímulos variados, como a experimentação de novos alimentos e atividades lúdicas”, destaca.
Segundo ela, os benefícios do ensino integral vão além do aspecto acadêmico. Camila conta que seus filhos praticam esportes, balé e judô, além de participarem de aulas de teatro, música e outras atividades direcionadas. “É uma aprendizagem brincando, onde eles aprendem a conviver e respeitar os limites e diferenças das outras crianças”, enfatiza.
A mudança para o ensino integral também trouxe praticidade para a família da docente, pois agora os irmãos podem frequentar a mesma escola, que oferece uma proposta pedagógica abrangente e horários prolongados com atividades produtivas. “No início, eu tinha minhas dúvidas, mas ao ver a felicidade e o desenvolvimento dos meus filhos, percebi que fizemos a escolha certa”, confessa Camila.
Exemplo na prática
O ensino integral vem se popularizando pelo DF, um exemplo dessa proposta pedagógica é a Blue Global School, onde os filhos de Camila estudam. A escola oferece a jornada integral como uma opção para os alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Com atividades estruturadas nos contraturnos, a instituição promove o desenvolvimento de competências e habilidades, além de proporcionar um ambiente seguro e estimulante para o aprendizado.
Márcia Palma, diretora do Colégio, acrescenta que o ensino integral não só promove o desenvolvimento acadêmico das crianças, mas também contribui para uma rotina mais organizada. “Com a jornada integral, o aluno melhora o rendimento escolar, supera dificuldades de relacionamento, tem uma alimentação equilibrada, tem atividade de lazer, cultura e esportes além de desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e auxílio para realização de atividades escolares, em um ambiente seguro com profissionais qualificados para o acompanhamento escolar”, conclui.
Sobre a Blue Global
A Blue Global School é uma instituição bilíngue, inaugurada no começo deste ano. Ela pertence a tradicional Rede Blue Educação e oferece a jornada integral, no horário de 7h30 às 12h, para a educação infantil do turno vespertino e de 13h30 às 17h30, para o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano do turno matutino, de forma opcional.