O mês de julho marca as férias escolares no meio do ano e muitas famílias aproveitam para viajar neste período. Para curtir estes dias sem surpresas desagradáveis, é importante tomar alguns cuidados com itens do carro para não deixarem o motorista na mão durante a viagem.
Por isso, é fundamental ficar atento aos cuidados com a manutenção e funcionamento do veículo. Danilo Ribeiro, coordenador do CTTi – Centro de Tecnologia Treinamento e Inovação da DPaschoal, traz dicas para pegar a estrada com tranquilidade.
“Atitudes simples e observação constante do automóvel garantem uma viagem tranquila e segura para todos, desde os ocupantes do carro até pedestres. Além disso, permitem um gasto menor com a manutenção, que pode ser bem alta caso algum problema não seja observado e corrigido com antecedência”, afirma Danilo Ribeiro.
Seguem as dicas do especialista da DPaschoal:
- Pneus – é um dos itens mais importantes para o funcionamento e segurança do veículo. Confira periodicamente o estado de conservação dos pneus e, se identificar algum desgaste irregular, corte ou bolha na lateral, procure uma oficina de confiança e veja a necessidade de troca. É importante também manter a calibragem indicada pelo fabricante conferindo a cada 15 dias e com os pneus ainda frios, já que ela pode influenciar até no consumo de combustível. Ainda que estejam em boas condições, fique atento ao balanceamento e alinhamento dos pneus para que o desempenho do carro seja o ideal e não traga riscos para a condução. Se o volante do veículo vibrar ou puxar para um lado, é hora de fazer o serviço em uma oficina especializada.
- Freios – Fique atento aos sinais do sistema de freio. Se perceber vibrações ou barulhos anormais, bem como pedal indo até o final do curso ao acioná-lo ou freio de mão muito alto, acima dos 5 cliques é hora de levar a um especialista para verificar a situação e fazer a manutenção necessária. É importante também sempre checar o nível do fluido de freio e nunca completá-lo, exceto em emergências.
- Líquidos do motor – tanto o óleo do motor como o líquido de arrefecimento devem ser verificados com frequência, pois eles mantêm o motor em funcionamento adequado. Se estiverem abaixo do nível indicado ou apresentarem características visuais inadequadas, leve o veículo a um centro automotivo especializado para verificar e efetuar a troca. Veja também se estão dentro do limite de quilometragem indicado pelo fabricante. Vale lembrar que o sistema de arrefecimento não deve ser completado com água em hipótese alguma.
- Bateria – como é a fonte de energia do veículo, deve ser verificada com frequência. Se perceber que o sistema elétrico está apresentando falhas ou que o carro apresenta dificuldade ao ligar, leve a um centro automotivo e peça para testarem a bateria. Fique atento também à validade, que é em média de dois anos, para saber se é o momento da troca.
- Iluminação – o sistema depende da bateria, mas também pode ter problemas próprios. Faça o teste nos faróis, pisca-alerta, seta, iluminação interna e outros componentes do sistema e, ao identificar alguma falha, leve a um técnico para fazer os testes com equipamentos adequados e, se for identificado algum problema, efetuar a correção.
- Para-brisa – Mantenha as palhetas do para-brisa em boas condições e se identificar que estão ressecadas ou falhando, efetue a troca para não se expor a riscos em caso de chuva. O reservatório do limpador de para-brisa também deve ser checado e mantido sempre completo para uma situação de necessidade de limpeza com o veículo em uso. Se tiver detergente neutro em casa, adicione uma colher dentro do reservatório para ajudar na limpeza e hidratação das borrachas das palhetas.
“Ao verificar esses itens antes de pegar a estrada, o motorista viaja em segurança e economiza na manutenção. É importante sempre fazer o check-up e a manutenção em uma oficina de confiança e com técnicos capacitados. Na DPaschoal, nossos especialistas sempre medem e testam os componentes antes de efetuar qualquer troca, reforçando, assim, nossa relação de confiança com nossos clientes”, completa Danilo Ribeiro.
