Início » Distrito Federal é destaque na VIII Mostra Sesc de Cinema com três produções selecionadas

Distrito Federal é destaque na VIII Mostra Sesc de Cinema com três produções selecionadas

Com filmes em diferentes categorias, o Distrito Federal marca presença na principal vitrine do cinema independente brasileiro, que premiou 48 obras nacionais entre mais de 2 mil inscritas

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Distrito Federal é destaque na VIII Mostra Sesc de Cinema com três produções selecionadas
Três produções do cinema independente do Distrito Federal foram selecionadas para compor a programação da oitava edição da Mostra Sesc de Cinema (MSDC), reafirmando a força criativa e autoral da região. As obras são: “Notas Sobre a Identidade”, no Panorama Brasil; “PIOinc”, no Panorama Infantojuvenil; e “Três”, selecionado como Destaque Estadual. Ao todo, a Mostra contemplou 48 filmes (7 longas, 1 média e 40 curtas), que serão exibidos gratuitamente em unidades do Sesc de todo o Brasil ao longo de um ano.
A Mostra Sesc de Cinema é atualmente o principal projeto de fomento e visibilidade ao cinema independente brasileiro. Em 2025, bateu recorde de inscrições, com mais de 2.145 filmes enviados — um crescimento de 40% em relação a 2024 — com 60% das obras sendo inéditas.
“Notas Sobre a Identidade”, de Marisa Arraes, fala sobre três mulheres que vivem juntas: Maria é a cientista, Lia é a professora de artes e Raquel é a andróide. Elas precisam preparar o São João da escolinha de Lia. No Panorama Infantojuvenil, “PIOinc”, com direção de Alex Ribondi e Ricardo Makoto, conta sobre um porquinho e um passarinho recém-nascido, que estava perdido. Os dois se tornam amigos e embarcam em uma grande aventura que irá testar a coragem e o companheirismo da dupla.
Já o curta “Três”, dirigido por Lila Foster, selecionado como Destaque Estadual, apresenta uma narrativa delicada sobre os vínculos e os silêncios que habitam as relações e mostra o cotidiano de uma vida a três.
Além da expressiva participação do Distrito Federal, a edição de 2025 da Mostra Sesc de Cinema celebra o aumento da presença de mulheres na direção: das 48 obras selecionadas para a mostra nacional, 26 foram dirigidas ou codirigidas por mulheres.
A Mostra destinou R$ 200 mil para o licenciamento das obras, que serão exibidas em unidades do Sesc de todo o país a partir de setembro. Os filmes integram um repertório maior de 268 títulos, distribuídos entre as mostras nacionais, regionais e estaduais. As produções foram avaliadas por comissões locais formadas por especialistas convidados e técnicos do Sesc, com foco na diversidade de estilos, linguagens e territórios do audiovisual brasileiro.

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.