Brasília, outubro de 2024 – Diagnóstico precoce e acolhimento. Essa é a fórmula que tem ajudado mulheres durante o tratamento de câncer de mama no Hospital Brasiliense. No mês de conscientização sobre a doença, a unidade da Hapvida NotreDame Intermédica, em Brasília, realiza uma programação sobre o tema, na terça-feira (29), com roda de conversa e lanche especial.
Há um ano, a pedagoga Liliane Santana Fernandes, de 41 anos, sentia a sensação de liberdade e de esperança ao tocar o “Sino da Superação” na unidade. O sino é uma ação de acolhimento do programa Apaixonados pela Vida, onde as mulheres que finalizam o tratamento de quimioterapia tocam o equipamento marcando o término da última sessão.
“Foi uma emoção incrível lembrar tudo o que tinha passado até o momento, das amizades que fiz durante o tratamento e um alívio muito grande”, conta ela, que foi uma das primeiras pacientes da unidade a participar da atividade.
Fernandes percebeu uma alteração na mama durante um banho e procurou atendimento para o diagnóstico adequado. “Ter esse autocuidado foi bom para identificar precocemente o câncer. Mas, além disso, junto com todo o atendimento médico que tive, o acolhimento de toda a equipe do hospital foi fundamental para me fazer chegar até aqui e não desistir”, lembra a pedagoga, que está na fase de remissão e se prepara para a cirurgia de reconstrução mamária.
Agora, ela volta à unidade, dentro da programação do Outubro Rosa, para compartilhar a sua história de superação com pacientes oncológicas que passam pelo tratamento. Além da roda de conversa, as pacientes receberão um lanche especial nas cores alusivas ao mês.
Para a oncologista Thalita Celiac, as ações são importantes para destacar a necessidade de se adotar práticas que podem salvar vidas, como o observar alterações nas mamas e realizar exames de imagem de rotina. “Essa campanha estimula um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, além de desmistificar o diagnóstico, promovendo debates e palestras educativas, bem como conhecimento sobre os fatores de risco e identificação do menor sinal de alerta”, afirma a especialista a Hapvida, que reforça a importância de se identificar precocemente a doença. “Por meio do diagnóstico em estágios iniciais, os tratamentos são menos invasivos, mais eficazes e com aumento significativo das chances de cura”.
Alerta Rosa
Para acelerar várias etapas da investigação com o objetivo do diagnóstico e tratamento precoce, a empresa conta com o “Alerta Rosa”, projeto-piloto do programa “Navegar”, uma iniciativa que utiliza a Inteligência Artificial para mapear e amparar os pacientes oncológicos em toda a sua jornada – desde a investigação de um possível câncer até o acompanhamento do tratamento oncológico. A iniciativa está em fase inicial no Ceará e utiliza uma IA que busca bi-rads (classificação padronizada) no laudo dos exames de imagem. Uma vez detectada uma classificação sugestiva de câncer de mama, a equipe entra em contato com o paciente para explicar o programa e convidá-lo a fazer parte da iniciativa, que dá o apoio no agendamento de consultas médicas com mastologistas e agendamento de exames de mama como a biópsia. O acompanhamento ocorre até o diagnóstico final – tumor benigno ou maligno – e o encaminhamento para tratamentos de controle ou oncológico, respectivamente.
A primeira fase deve ser concluída até o final deste ano, mas os dados preliminares já apontam a redução de 75% do tempo médio de espera por atendimento das pacientes, entre o resultado do exame de imagem de mama até o retorno ao mastologista com o resultado da biópsia. Em 2021, esse prazo era de 136 dias e, agora, para as pacientes que fazem parte do programa, esse intervalo é de apenas 33 dias.
Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica
Com 79 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende cerca de 15,7 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 347 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.