Início » Em alusão ao Outubro Rosa, Hospital Brasiliense realiza evento de acolhimento para pacientes oncológicas

Em alusão ao Outubro Rosa, Hospital Brasiliense realiza evento de acolhimento para pacientes oncológicas

Hapvida tem programação especial na terça-feira (29) para mulheres que estão em tratamento contra o câncer

Por inovabr
0 Comentários
Em alusão ao Outubro Rosa, Hospital Brasiliense realiza evento de acolhimento para pacientes oncológicas

 

Brasília, outubro de 2024 – Diagnóstico precoce e acolhimento. Essa é a fórmula que tem ajudado mulheres durante o tratamento de câncer de mama no Hospital Brasiliense. No mês de conscientização sobre a doença, a unidade da Hapvida NotreDame Intermédica, em Brasília, realiza uma programação sobre o tema, na terça-feira (29), com roda de conversa e lanche especial.

 

Há um ano, a pedagoga Liliane Santana Fernandes, de 41 anos, sentia a sensação de liberdade e de esperança ao tocar o “Sino da Superação” na unidade. O sino é uma ação de acolhimento do programa Apaixonados pela Vida, onde as mulheres que finalizam o tratamento de quimioterapia tocam o equipamento marcando o término da última sessão.

Banner

 

“Foi uma emoção incrível lembrar tudo o que tinha passado até o momento, das amizades que fiz durante o tratamento e um alívio muito grande”, conta ela, que foi uma das primeiras pacientes da unidade a participar da atividade.

 

Fernandes percebeu uma alteração na mama durante um banho e procurou atendimento para o diagnóstico adequado. “Ter esse autocuidado foi bom para identificar precocemente o câncer. Mas, além disso, junto com todo o atendimento médico que tive, o acolhimento de toda a equipe do hospital foi fundamental para me fazer chegar até aqui e não desistir”, lembra a pedagoga, que está na fase de remissão e se prepara para a cirurgia de reconstrução mamária.

 

Agora, ela volta à unidade, dentro da programação do Outubro Rosa, para compartilhar a sua história de superação com pacientes oncológicas que passam pelo tratamento. Além da roda de conversa, as pacientes receberão um lanche especial nas cores alusivas ao mês.

 

Para a oncologista Thalita Celiac, as ações são importantes para destacar a necessidade de se adotar práticas que podem salvar vidas, como o observar alterações nas mamas e realizar exames de imagem de rotina. “Essa campanha estimula um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, além de desmistificar o diagnóstico, promovendo debates e palestras educativas, bem como conhecimento sobre os fatores de risco e identificação do menor sinal de alerta”, afirma a especialista a Hapvida, que reforça a importância de se identificar precocemente a doença. “Por meio do diagnóstico em estágios iniciais, os tratamentos são menos invasivos, mais eficazes e com aumento significativo das chances de cura”.

 

Alerta Rosa

Para acelerar várias etapas da investigação com o objetivo do diagnóstico e tratamento precoce, a empresa conta com o “Alerta Rosa”, projeto-piloto do programa “Navegar”, uma iniciativa que utiliza a Inteligência Artificial para mapear e amparar os pacientes oncológicos em toda a sua jornada – desde a investigação de um possível câncer até o acompanhamento do tratamento oncológico. A iniciativa está em fase inicial no Ceará e utiliza uma IA que busca bi-rads (classificação padronizada) no laudo dos exames de imagem. Uma vez detectada uma classificação sugestiva de câncer de mama, a equipe entra em contato com o paciente para explicar o programa e convidá-lo a fazer parte da iniciativa, que dá o apoio no agendamento de consultas médicas com mastologistas e agendamento de exames de mama como a biópsia. O acompanhamento ocorre até o diagnóstico final – tumor benigno ou maligno – e o encaminhamento para tratamentos de controle ou oncológico, respectivamente.

 

A primeira fase deve ser concluída até o final deste ano, mas os dados preliminares já apontam a redução de 75% do tempo médio de espera por atendimento das pacientes, entre o resultado do exame de imagem de mama até o retorno ao mastologista com o resultado da biópsia. Em 2021, esse prazo era de 136 dias e, agora, para as pacientes que fazem parte do programa, esse intervalo é de apenas 33 dias.

 

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

Com 79 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende cerca de 15,7 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 347 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.