O Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas (ICC) firmou Acordos de Cooperação com a Justiça Federal e com a Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, com o objetivo de inserir mulheres em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. A iniciativa é respaldada pelo Decreto do Governo Federal (11.430/23), que rege que todas as empresas prestadoras de serviços contínuos terão que reservar cotas de 8% das suas vagas- Governo Federal e 5% Governo do RJ para essas mulheres.
Os Acordos serão realizados através do Menina, Moça-Mulher, projeto executado pelo ICC, a fim de capacitar mulheres para atender às demandas das empresas para contratações. Atualmente, através das oficinas de formação para o mercado de trabalho, o projeto dispõe de um cadastro de mulheres certificadas nos seguintes cursos/ oficinas: Empreendedorismo; Auxiliar de Creche; Curso de Auxiliar de escritório; Recepcionista; Encarregado de Limpeza; Curso de ASG e Porteiro e Vigia.
“A partir dessas parcerias, estamos inserindo efetivamente essas mulheres no mercado de trabalho, reintegrando-as na sociedade e oferecendo a oportunidade de terem uma profissão. O Projeto Menina-Moça, Mulher continua sendo uma fonte de esperança e inspiração para toda a comunidade, demonstrando o poder transformador do cuidado e da solidariedade. Em um momento em que tantas pessoas enfrentam dificuldades, iniciativas como essa destacam a importância de se unir para enfrentar desafios sociais e construir um mundo mais justo e inclusivo para todos”, afirma Marília Brito, coordenadora do Projeto Menina, Moça-Mulher.