Início » Plataforma do DF que integra logística, agendamento e acessibilidade já levou mais de 45 mil estudantes à arte

Plataforma do DF que integra logística, agendamento e acessibilidade já levou mais de 45 mil estudantes à arte

Tecnologia conecta escolas públicas a museus, teatros e centros culturais com transporte gratuito, intérpretes de Libras e materiais pedagógicos, reduzindo barreiras históricas de acesso à cultura.

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Plataforma do DF que integra logística, agendamento e acessibilidade já levou mais de 45 mil estudantes à arte

Conecta, plataforma digital desenvolvida pela empresa cultural Mediato, vem transformando o modo como alunos da rede pública acessam a programação cultural no Distrito Federal. Em operação há dois anos, o sistema integra agendamento online, transporte e recursos de acessibilidade, permitindo que escolas visitem museus, teatros, centros culturais e exposições sem custo de deslocamento e com suporte educativo antes, durante e depois das atividades.

O resultado já aparece em escala:  45.569 crianças e jovens participaram de experiências significativas em equipamentos culturais do DF; 1.089 grupos de instituições de ensino foram atendidos. “A Mediato Conecta nasceu para romper barreiras e aproximar as pessoas da arte. Por meio da tecnologia, criamos uma ponte entre escolas públicas e os espaços culturais do Distrito Federal, oferecendo transporte gratuito, acessibilidade e experiências educativas transformadoras. É uma forma concreta de garantir o direito à cultura e formar novos públicos para as artes”, afirma Arlene von Sohsten, idealizadora do projeto.

Banner

Problema de logística, solução de sistema

Conecta foi desenhada para resolver gargalos logísticos que, na prática, inviabilizam a ida de estudantes a programações culturais. Em áreas centrais, como o Museu Nacional da República (ao lado da Rodoviária do Plano Piloto), a localização favorece a circulação de públicos diversos; já em espaços fora das rotas naturais, como o Museu de Arte de Brasília e Centro Cultural Banco do Brasil, o deslocamento vira protagonista, sobretudo para quem vem das regiões periféricas. A plataforma atua justamente nesse ponto crítico: otimiza transporte, facilita o match entre oferta cultural e demanda escolar e adiciona camadas de mediação e acessibilidade para que a visita não seja apenas possível, mas pedagogicamente potente.

Patrocínio e políticas de fomento

Neste ano, a iniciativa é viabilizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e conta com apoio da Neoenergia Brasília, do Instituto Neoenergia e do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), reforçando o papel do investimento social privado e dos mecanismos públicos de fomento na democratização do acesso e na qualificação das experiências educativas. Em 2025, de fevereiro a outubro, o projeto garantiu 187 ônibus sem custo, e 23.316 pessoas acessaram algum evento cultural. Além disso, possibilitou o agendamento de 35 grupos de escolas do campo, 246 grupos em situação de vulnerabilidade social, 36 grupos de idosos e 194 grupos de pessoas com deficiências. Também disponibilizou intérprete de Libras para público surdo ou de baixa audição em 12 visitas e proporcionou uma experiência cultural para 552 grupos no total.

Como funciona
A Conecta funciona como uma ponte entre o público e os eventos culturais. Para as escolas, a plataforma oferece praticidade na busca por atividades alinhadas ao perfil dos alunos e transporte gratuito para viabilizar as visitas. Além disso, oferece um acervo de materiais pedagógicos digitais, permitindo que professores integrem a experiência cultural ao conteúdo didático em sala de aula. Já para os produtores culturais, a ferramenta otimiza a divulgação, organiza o agendamento de grupos e amplia o alcance do público.

Ao acessar a plataforma por meio deste link, é possível encontrar uma rica programação cultural no Distrito Federal, filtrada por categorias como música, teatro e artes visuais. Instituições de ensino e produtores culturais podem se cadastrar gratuitamente para oferecer ou buscar atividades que complementam o ensino educacional e o repertório cultural dos alunos.

Reconhecimento e inovação

Combinando tecnologia, gestão cultural e política pública, a Conecta foi selecionada entre 50 iniciativas – de um universo de 500 inscritas – para consultoria e aceleração do Fundo de Apoio à Pesquisa, por meio do edital Start BSB Seleção Pública de Propostas para Apoio Financeiro na Modalidade Subvenção Econômica à Startups/Projetos Inovadores, lançado em 2019. Consolidou-se como case de inovação em acesso e formação de públicos no DF.

 

Sobre a Mediato

Mediato é uma empresa comprometida em colaborar com a difusão da produção artística, com a valorização dos bens culturais e a formação de novos públicos para a arte.  Desde 2010 tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 100 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a Mediato também contribui com a economia criativa local, por meio do Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato quer cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.

Mediato Conecta

conecta.mediato.art.br

E-mail: conecta@mediato.art.br

Informações: (61) 99885-9528

Instagram: @mediato.art

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.