Início » Rede CT reabre inscrições de OSCs para capacitação em projetos esportivos

Rede CT reabre inscrições de OSCs para capacitação em projetos esportivos

As inscrições podem ser realizadas até 15 de abril no site da Rede CT. Podem participar Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que tenham iniciativas ligadas a projetos esportivos

Por ETC Comunicação
0 Comentários
Rede CT reabre inscrições de OSCs para capacitação em projetos esportivos

Estão reabertas as inscrições para capacitação da Rede CT – Capacitação e Transformação, iniciativa voltada para a qualificação de empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. As inscrições são voltadas para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que tenham iniciativas ligadas a projetos esportivos e interesse em participar do projeto de capacitação. Na primeira onda de inscrições de 2025, o projeto alcançou mais de 400 inscrições, e agora busca ampliar esse número para uma segunda turma. As inscrições ficarão abertas até 15 de abril e podem ser realizadas pelo site capacitacaoetransformacao.org/selecao-ct de forma gratuita.

Com o objetivo de oferecer um aprendizado estruturado, a Rede CT busca descentralizar o acesso aos recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, garantindo que mais organizações das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste possam estruturar projetos e captar investimentos.

Em 2024, a Rede CT – Capacitação e Transformação atendeu 320 projetos em todos os estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, destacando 76 iniciativas do Centro-Oeste, sendo 17 do Distrito Federal e 18 de Goiás. Mais de 170 mil pessoas foram impactadas em suas comunidades. As organizações atuam em diferentes setores, aliando esporte, educação, cultura, meio ambiente e direitos sociais, atendendo públicos diversos, como crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, povos originários e LGBTQIAPN+.

O CT é essencialmente um projeto de transformação social, por meio da democratização do acesso à informação e à formação de OSCS para o domínio de dispositivos de financiamento. E o impacto social é relevante, sobretudo, nos lugares com maior dificuldade de acesso, tanto de informação, quanto aos dispositivos de financiamento, de circulação e de, inclusive, maior necessidade de ação do poder público e das iniciativas privadas”, afirma Gigi Favacho, gerente do Projeto CT.

Banner

O projeto, que hoje é o maior programa de formação na Lei de Incentivo ao Esporte no Brasil, nasceu em 2024 a partir da união do Instituto Futebol de Rua, da Nexo Investimento Social e da rede Igapó, tem como principal patrocinador o banco Itaú e, neste ano, também recebe o apoio da B3, a bolsa de valores brasileira.

Critérios de participação

Podem concorrer ao edital Organizações da Sociedade Civil com projetos esportivos que tenham sede nas regiões Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). São oferecidas duas vagas por organização.

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o dia 15 de abril. O edital com os critérios e formulário de inscrição estão disponíveis no site.

Sobre o Projeto CT

O Projeto CT – Capacitação e Transformação, é uma iniciativa do Instituto Futebol de Rua e Rede Igapó, e conta com patrocínio do Itaú e da B3. Seu objetivo é capacitar empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa auxilia programas que utilizam a prática esportiva como ferramenta de transformação social, atuando nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em 2024, 477 organizações participaram da capacitação, e 144 receberam mentoria. Em 2025, o projeto busca ampliar esse impacto, alcançando ainda mais representantes de OSCs.

“Nós temos uma discrepância histórica do investimento nessas três regiões. No ano passado, o Sudeste foi responsável por quase 73% do investimento da Lei Federal do Esporte. A gente faz um recorte das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por entendermos a dificuldade de acesso a esses recursos e ao conhecimento de uso dessas ferramentas”, revela Gigi Favacho.

Serviço

Inscrições para capacitação da Rede CT – Capacitação e Transformação

Onde: capacitacaoetransformacao.org/selecao-ct

Quando: até 15 de abril de 2025

Formação online
Inscrições gratuitas

Você pode querer saber...

O portal Brasília ETC oferece ao público um conteúdo diversificado sobre o que acontece na capital federal -desde eventos artísticos até os melhores destinos turísticos e gastronômicos, bem como novidades, lançamentos de negócios, notícias da sociedade local, moda e, e como o próprio nome sugere, e “muito mais”.