A cerimônia do Prêmio Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital de 2023 marcou a noite da última quinta-feira, 20 de julho, com a revelação dos estados que se destacaram na melhoria dos serviços digitais prestados à população. A solenidade movimentou o Workshop ABEP-TIC, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas te Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), nos dias 20 e 21 de julho. Em sua quarta edição, a agenda reuniu, no Windsor Plaza Brasília, diretores técnicos, administrativos, financeiros e jurídicos de empresas públicas de TC de todo o país, além de autoridades dos três poderes dos estados e do DF.
Estados vencedores – Quem levou esse ano o grande Primeiro Lugar na colocação geral do Índice é o Rio Grande do Sul, seguido de Goiás, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, respectivamente. O estado gaúcho saiu na frente pelo terceiro ano consecutivo.
O prêmio reconheceu também os estados que obtiveram a maior variação nominal na avaliação, em comparação com a edição anterior (2022). Nesse caso, o primeiro lugar foi para o estado do Acre, que andou cinco posições no Ranking de Governo Digital, seguido do Rio de Janeiro, em segundo e, do Maranhão, em terceiro. Mais detalhes, como pontuação e outras informações estão disponíveis em https://abep-tic.org.br/indice-abep-2023/.
A solenidade contou com participação de Paola Martinez, chefa de Operações da Banco Internacional de Desenvolvimento (BID Brasil); Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital (SGD), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; e André de Cesero, diretor de Relacionamento com Clientes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
O Prêmio – O Índice de Oferta de Serviços Digitais foi desenvolvido pela ABEP-TIC com o objetivo de medir o nível de maturidade digital dos estados e compor, por meio de indicadores, o pilar de eficiência da máquina pública, que integra a avaliação feita para o Ranking de Competitividade dos Estados, realizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Construído a partir da definição da metodologia e compilação de dados originados de pesquisas realizadas, o trabalho conta com o efetivo apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD).
O Workshop – O IV Workshop ABEP-TIC contou com dois painéis temáticos e 16 palestras, que completaram a programação do evento, com temas variados, como “Cloud security: perspectivas para 2023 e próximos anos”, “Prevenção de fraudes em sistemas utilizando biometria comportamental”, “Tecnologias exponenciais no setor público”, “A Jornada da transformação digital em finanças” e “Governança de dados e governança da inteligência artificial em iniciativas de governo”.
Mais informações: Etcetera Comunicação
Denise Margis (61) 99114-4584