Em 20 de julho, artistas circenses terão a oportunidade de aprender mais sobre práticas de segurança na arte dos picadeiros. O ciclo de palestras “Cultura de Segurança nas Práticas Circenses” contará com a participação de profissionais da área, entre 14h30 e 18h30, no Auditório da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF-UnB). A entrada é gratuita, com retirada de ingresso pelo Sympla.
O encontro vai abordar assuntos como A Importância da Cultura de Segurança, com Diego Ferreira; Fabricação de Aparelhos Circenses, com Daniel Lacourt; Protocolos e Ética nas Aulas de Circo, com Isabela Levi; e Montagens e Equipamentos de Segurança para o Circo, com Vini Martins.
O evento é um ação de extensão universitária da UnB que acontece junto ao grupo de pesquisa e formação sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer, vinculado à Faculdade de Educação Física (AVANTE) e integra o projeto Segurança e Montagem Circense. O objetivo é conscientizar os fazedores da linguagem artística sobre a temática da segurança. O projeto é idealizado pela artista circense Ludmila Condé e executado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
“Entende-se que a formação de um profissional de segurança e montagem circense deve ser continuada, atualizando-se com os novos parâmetros de segurança para o setor e buscando compartilhar e trocar conhecimento com a comunidade de trabalhadores do circo, além de aprender com os eventos e acidentes ocorridos anteriormente, debatendo o que poderia ser evitado e atualizando os protocolos de segurança”, explica Condé.
As palestras serão gravadas e disponibilizadas posteriormente no YouTube e contarão com com interpretação simultânea em Libras.
Isabela Levi, professora de circo desde 2007 e uma das fundadoras da Galpoa Ateliê Circense, espaço que acolheu o projeto Segurança e Montagem Circense, ressalta a missão da iniciativa. “No evento, teremos quatro palestras que visam disseminar a cultura de segurança no circo para toda a comunidade cultural: professores, alunos, produtores, montadores e outras pessoas interessadas”, detalha.
Bate-papo
Ainda dentro do Projeto Segurança e Montagem Circense, um bate-papo on-line com Lia de Paulo Modesto, artista circense, advogada e pesquisadora, vai abordar o ensino das artes circenses e a responsabilidade civil pela segurança em atividades com risco em altura no Brasil. A transmissão ao vivo será pelo YouTube e o link da live será divulgado na véspera do encontro virtual, no perfil do Entre Nós, no Instagram (@entre.nos.circo).
Palestras
-
A Importância da Cultura de Segurança – com Diego Ferreira
-
Fabricação de Aparelhos Circenses – com Daniel Lacourt
-
Protocolos e Ética nas Aulas de Circo – com Isabela Levi
-
Montagens e Equipamentos de Segurança para o Circo – com Vini Martins
Serviço
Ciclo de palestras “Cultura de Segurança nas Práticas Circenses”
Onde: Auditório da Faculdade de Educação Física da UnB
Data: 20 de julho
Horário: das 14h30 às 18h30
Ingresso: Gratuito, pelo Sympla (www.sympla.com.br/evento/