O café, mais do que uma bebida, também se tornou um ícone cultural e um tesouro nacional no Brasil, se consolidando tanto na identidade quanto na economia do país. Para os apaixonados por essa iguaria, nos dias 30 e 31 de agosto e 11 de setembro, Brasília será o epicentro da cultura cafeeira com a 3ª edição do Capital Expo Coffee, que acontece no Conjunto Nacional. O evento promete uma experiência completa, combinando gastronomia, arte, música e outras surpresas sensoriais. E o melhor? A entrada é gratuita.
O Capital Expo Coffee apresenta uma programação diversificada, incluindo palestras, workshops, degustações e música ao vivo, proporcionando uma experiência única aos visitantes. Mais de 20 marcas locais e nacionais participarão do evento, oferecendo uma ampla variedade de cafés especiais, chás artesanais, pães, doces, vinhos, produtos sustentáveis e tecnológicos, além de soluções agro e conteúdos digitais.
O objetivo do evento é duplo: promover a cultura do café na capital do país e divulgar as cafeterias e fazendas de café do Centro-Oeste brasileiro. “Queremos proporcionar aos brasilienses a oportunidade de conhecer e vivenciar a diversidade de sabores e aromas dos melhores cafés da região. Também queremos dar visibilidade aos produtores e marcas, além de apresentar uma visão ainda mais fascinante em que o café é o protagonista e, ainda, construir novas conexões entre os entusiastas. Ainda há muito o que ser apresentado e fomentado quando o assunto é o grão”, destaca o barista Bruno Marcel, um dos idealizadores do projeto.
O evento é uma realização do Instituto Rosa dos Ventos e conta com o fomento da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF). “O café é uma parte essencial do cotidiano dos brasileiros, seja para começar o dia com energia ou para momentos de socialização. Temos observado um crescente interesse pela bebida, com consumidores cada vez mais curiosos sobre suas origens e formas de preparo. Realizar o Capital Expo Coffee não é só celebrar essa paixão, mas também fomentar todas as áreas envolvidas, desde o cultivo até o consumo, promovendo desenvolvimento e valorização da cadeia produtiva,” afirma o produtor Marcelo da Silva, do Instituto Rosa dos Ventos.
Programação Diversificada e Educativa
As palestras e workshops abordam temas relacionados à cafeicultura, soluções mercadológicas, indústrias cafeeiras, cafeterias e outros tópicos relevantes. Para os amantes do café, as degustações serão uma experiência sensorial inesquecível, apresentando cafés regionais de produtores e micro torrefadores, assim como das melhores cafeterias da região. “Queremos incentivar a apreciação e o consumo consciente de cafés especiais, enriquecendo a experiência dos visitantes e contribuindo para o fortalecimento da indústria cafeeira local. Também vamos debater assuntos que permeiam esse universo, ajudando, de alguma forma, a desenvolver o setor”, conta Marcelo.
Música e Entretenimento
E como todo bom evento merece uma trilha sonora à altura, o Capital Expo Coffee conta com música ao vivo, trazendo talentos musicais emergentes para embalar os momentos de descontração e harmonizar com a experiência do café.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (30 de agosto):
12h30: Programação musical
14h: Oficina 1 – Drinks com Café (Barista Atitude)
16h: Palestra 1 – Criação de Abelhas
17h30: Palestra 3 – Energia Solar
19h, 20h e 21h: Classificatórias da Copa V60
Sábado (31 de agosto):
13h: Programação infantil com Tio André
14h: Palestra 5 – Nayane Barreto (Masterchef)
15h: Palestra 4 – Café Solare
16h: Palestra 2 – Arquitetura e Café
17h: Oficina 2 – Cozinhando com a Chef Nana Barreto
18h: Programação musical
20h: Final da Copa V60
Domingo (1 de setembro):
14h: Oficina 3 – Métodos de Preparo (Barista Atitude)
15h: Programação infantil com Tio André
16h: Oficina 4 – Barista em Casa (Solare Cafés)
18h: Programação musical
SERVIÇO
3ª Capital Expo Coffee
Data: 30 e 31 de agosto e 01 de setembro (sexta a domingo)
Horário: sexta e sábado, das 10h às 22h; domingo, das 14h às 20h
Local: Shopping Conjunto Nacional
Entrada gratuita
Realização: Instituto Rosas dos Ventos
Fomento: Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETUR-DF)